Por cerca de uma hora e meia, o túnel de Morro Alto na rodovia Osório-Torres (BR-101), no Litoral Norte, teve o trânsito liberado nesta quarta-feira pela manhã. A abertura temporária no sentido Capital-Santa Catarina serviu de teste para os técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) avaliarem as condições do novo trajeto, que irá encurtar em 11 quilômetros o percurso.
Esse foi o segundo teste feito pelo Dnit, que prepara a abertura oficial do trecho gaúcho para a próxima quarta-feira, quando o presidente Lula vem ao Rio Grande do Sul para inaugurar o conjunto de túneis. Até lá, o departamento deverá fazer pelo menos mais um teste, liberando os dois sentidos na mesma hora.
Além das condições de trânsito, os engenheiros avaliaram o funcionamento dos equipamentos instalados dentro da construção e do Centro de Controle e Operações, que irá monitorar todo o complexo com a ajuda de 40 câmeras e programas de computadores capazes de acionar vários dispositivos remotamente. Operários ainda trabalham nos túneis, finalizando os últimos detalhes.
Apesar de o sistema de energia ser alimentado por duas subestações e contar com gerador, o engenheiro responsável pela obra, Delmar Pellegrini, orienta os motoristas a sempre ligarem os faróis quando estiverem dentro dos túneis.
— É muito difícil, mas pode acontecer uma pane geral, e os condutores precisam estar preparados — afirmou.
Fonte: Zero Hora