Foram divulgados no "Diário Oficial da União" desta quarta-feira (8) o resultado final da prova objetiva e provisório da prova discursiva do concurso da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para 80 vagas, sendo 50 para cargos de nível superior e 30 para cargos de nível médio - 5% das vagas são reservadas para deficientes. Se inscreveram no concurso 49.275 candidatos - média geral de 615,94 candidatos por vaga. As provas foram aplicadas no dia 14 de novembro - clique aqui para ver os resultados.
Os candidatos poderão ter acesso à prova discursiva avaliada e aos espelhos de avaliação, bem como interpor recurso contra o resultado provisório na prova discursiva, das 9 horas do dia
9 de dezembro às 18 horas do dia 10 de dezembro, observado o horário oficial de Brasília/DF, no site http://www.cespe.unb.br/concursos/abin2010/, por meio do Sistema Eletrônico de Interposição de Recurso.
Os cargos com maior número de candidatos/vaga são de oficial técnico de inteligência, área de educação física (nível superior), com 1.516 candidatos por vaga; agente técnico de inteligência, área de administração (nível médio), 1.381,62 candidatos por vaga, e de oficial técnico de inteligência, área de pedagogia (nível superior), com 1.114 candidatos por vaga - clique aqui para ver a relação completa da concorrência.
Haverá também investigação social e funcional e avaliação médica. Os aprovados farão Curso de Formação em Inteligência na Escola de Inteligência da Abin, em Brasília. Serão 250 horas/aula.
O resultado final na prova discursiva, a convocação para a investigação social e funcional e a convocação para a avaliação médica serão publicados no "Diário Oficial da União" e divulgados no site http://www.cespe.unb.br/concursos/abin2010/, na data provável de 5 de janeiro de 2011.
Primeiro concurso
É a primeira vez que a Abin realiza concurso público para os cargos técnicos (oficial e agente), que foram criados em 2008, por meio da Lei nº 11.776/08.
As vagas de nível superior são para oficial técnico de inteligência. As vagas para nível médio são de agente técnico de inteligência. Os salários são de R$ 10.216,12 e R$ 4.211,04, respectivamente. As vagas são para Brasília (veja aqui o edital).
Os cargos de nível superior exigem formações em administração; administração ou economia; arquitetura; arquivologia; ciências contábeis; comunicação social - jornalismo; comunicação social - publicidade e propaganda; estatística; tecnologia da informação; direito; educação física; engenharia civil; engenharia elétrica; pedagogia; psicologia e serviço social.
Os cargos de agente técnico de inteligência exigem nível médio (para trabalhar nas áreas de administração e tecnologia da informação) e nível técnico nas áreas de contabilidade, edificações e eletrônica.
Os candidatos a todos os cargos devem ter carteira de habilitação no mínimo na categoria B.
Fonte: MS Aqui