Domingo, 19 Janeiro 2025

Com a necessidade de analisar gráficos de forma ágil, o uso de softwares está presente na vida de quem lida com mercado financeiro desde a década de 1970. Hoje a evolução dessas ferramentas é tanta que até investidores iniciantes conseguem avaliar as melhores oportunidades com a utilização de programas de computador que facilitam esse trabalho. Entre as opções apresentadas na Expo Money, encerrada nesta quinta-feira, em Porto Alegre, está a solução desenvolvida pela Trader Gráfico, um software que oferece análise técnica com base em teorias, desde estudos elaborados há mais de 100 anos até estratégias formuladas pelo criador do sistema, Carlos Martins.

Autor do livro Os super sinais da análise técnica (editora Elsevier), o investidor reuniu em única plataforma os principais e mais reconhecidos métodos de aplicação na bolsa de valores. Baseado nessa gama teórica, o produto aponta de maneira prática os sinais sobre o melhor momento para compra e venda de ações, além de buscar informações sobre cotações em tempo real. "O software já vem com todas as programações de estratégias", explica Martins, destacando que esse é o maior diferencial do Trader Gráfico. Dessa forma, os usuários adaptam o funcionamento do programa aos seus objetivos, sejam eles operações em day-trade ou de longo prazo.

De acordo com Martins, o sucesso do programa foi tanto que originou o livro escrito por ele, lançado em setembro e com bons índices de vendas. Além da publicação, a comercialização do próprio software vai de vento em popa. Lançado em 2005, o produto passou por aperfeiçoamentos, tendo sua versão mais recente lançada em setembro, o Trader Gráfico Pro.

A popularização da bolsa, com a entrada massiva de investidores, se reflete diretamente na venda de programas como o desenvolvido por Martins, já que apresenta uma forma simplificada para aplicações da bolsa. Em relação ao ano passado, o volume de clientes já cresceu 100%, com faturamento incrementado em 200%. "A maioria absoluta de compradores é pessoa física, até porque investidores profissionais já têm sua estratégia", diz o empresário.

A gaúcha Nelógica atua há cinco anos no mercado com software de análise gráfica, desenvolvido há cerca de seis anos em parceria entre a Ufrgs e Universidade de Standford, na Califórnia (EUA). A ferramenta, chamada ProfitChart, é totalmente personalizável, tanto no que diz respeito aos dados sobre as transações e cotações de interesse do usuário quanto no lay-out. A solução é usada principalmente por corretoras, que adotam o software dadas as possibilidades de acompanhar o mercado financeiro e de customizar as informações.

O representante comercial da marca Rafael Berezuk afirma que a principal característica do programa é facilidade de utilização. "É um programa muito intuitivo", aponta. O investir adepto do ProfitChart tem acesso a mais de 60 indicadores, que podem ser visualizados na tela do computador. Segundo ele, são realizadas atualizações periódicas, a fim de oferecer novas funcionalidades aos clientes. Berezuk revela, ainda, que mesmo não podendo adiantar exatamente como será o upgrade do software, em 2011 os clientes podem aguardar por surpresas no produto.

Fonte: Jornal do Comércio - RS

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!