Domingo, 19 Janeiro 2025

SANTIAGO - O nordeste brasileiro demonstra forte demanda no turismo, seja de lazer ou de negócios, e a área hoteleira está atenta a esse mercado. Por conta disso, e de olho no aumento da renda da população dessa região, o grupo Accor, de hotéis, resolveu desenvolver um projeto de franquia que prevê a construção de 100 hotéis em cidades de 100 a 500 mil habitantes no nordeste, com investimentos previstos da ordem de R$ 500 milhões. Segundo a empresa, o aporte envolve cerca de R$ 4 a R$ 6 milhões por hotel, podendo vir de linhas de financiamento, como as disponíveis no Banco do Nordeste.

De acordo com Gilles Gonzales, diretor de Desenvolvimento para a América Latina da rede, os hotéis serão da bandeira Formule 1, com 60 a 100 apartamentos. Atualmente, essa bandeira apresenta uma forte taxa de ocupação, com previsão de fechar o ano acima de 80%, e diária média de R$ 80,00.

Conforme informações da empresa, o protótipo do programa de franquias do hotel está sendo construído com recursos próprios da Accor em Piracicaba, interior de São Paulo, e deve ser inauguradono primeiro semestre de 2011. "O segmento econômico tem apresentado um desempenho bom, e agora a ideia é crescer em expansão por meio de franquias, por isso estamos lançando o projeto com a bandeira Formule 1, com foco corporativo", comentou ele.

A ideia da rede é justamente a de consolidar sua liderança no segmento econômico e reforçar a força da marca globalmente. Por conta disso o Ministério do Turismo, o Banco do Nordeste e Adit Brasil, lançam em roadshow, no nordeste, modelo inédito de franquia para os hotéis Formule 1 que contará com a presença de representantes da Accor e das instituições parceiras. Antes mesmo de ser lançado, investidores atuais já demonstraram interesse em assinar 15 projetos da franquia.

"O Brasil, pelo acelerado ritmo de crescimento econômico e a forte expansão da classe média, apresenta as características para que esse modelo de negócio seja um sucesso. O resultado satisfatório dos hotéis Formule 1 abertos no País demonstram a aceitação dessa marca pelos brasileiros", avalia Abel Castro, diretor de Desenvolvimento da Accor.

Segundo Abel, dentre as cinco regiões do Brasil, a Nordeste foi escolhida para iniciar a divulgação da franquia por apresentar uma economia de forte expansão, fato este que é evidenciado pelo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) das três principais economias locais: 9,5% na Bahia; 8,9% no Ceará; e 7,8% em Pernambuco, conforme consta no Boletim Regional do Banco Central divulgado no final do primeiro semestre deste ano.

Fonte: DCI

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