A Audi revelou nesta quarta-feira, 10 de novembro, os detalhes oficiais do Q5 Hybrid, o primeiro veículo híbrido produzido pela marca alemã.
O utilitário esportivo usa o sistema de propulsão híbrida do tipo paralelo, composto por um motor 2.0 TFSI a gasolina, que gera 211 cv, e um motor elétrico de 44 cv. Juntos, eles oferecem uma potência de 244 cv e um torque máximo de 48,95 mkgf. Nesta situação, o Q5 acelera de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos e atinge a velocidade máxima de 222 km/h.
Segundo a montadora, o propulsor elétrico – abastecido com baterias de íon-lítio – é o responsável por movimentar o carro a uma velocidade de até 100 km/h. É possível também viajar por uma distância de até três quilômetros apenas com eletricidade, desde que não se ultrapasse os 60 km/h.
Para manter o peso, a Audi optou por usar capô e tampa do porta-malas de alumínio, mesmo material usado em alguns componentes do sistema de tração integral quattro. Estas providências garantem um peso de menos de 2.000 quilos, fazendo do Q5 o utilitário esportivo mais leve do mundo.
O Q5 híbrido será apresentado no Salão de Los Angeles, que acontece ainda em novembro, e começará a ser vendido em 2011.
Fonte: Quatro Rodas