Até o segundo semestre de 2011, a empresa pretende alcançar a marca de 14 mil carrinhos de mão ao mês. "Com a nossa força de vendas, somos, neste momento, uma das fábricas de carrinhos de mão mais competitivas e a que tem maior distribuição pulverizada no Brasil", afirma Giuliano. "As fábricas concorrentes no Brasil são muito regionais."
Para ganhar este mercado, a empresa está estudando a possibilidade de abrir uma nova fábrica de carrinhos, idêntica à de Gramado, em Minas Gerais ou na Bahia. "A gente entende que uma segunda linha de produção de carrinhos de mão não vai mais ser criada em Gramado", explica Giuliano. "O frete destes produtos é muito caro. Hoje, existe uma empresa que trabalha para a Famastil que está estudando onde existem incentivos fiscais mais interessantes para ali alocarmos uma nova unidade, como também a melhor localização e área construída."
A capacidade instalada da fábrica de Gramado é de 13 mil carrinhos por mês e a fábrica exigiu um investimento de R$ 2,6 milhões. "Nós estamos falando de 26 mil carrinhos por mês, o que já torna a Famastil um grande player de mercado", afirma Giuliano. "Hoje a fábrica que mais vende carrinhos de mão no Brasil está comercializando cerca de 38 mil carrinhos por mês."
Elétricas
A Famastil elege um novo mercado para aproveitar o aumento do consumo de ferramentas elétricas, que deve crescer 15% ao ano mundialmente apenas por causa do aumento de demanda de substituição da ferramentas manuais.
A companhia traz ao mercado brasileiro, a partir deste mês, uma linha com sete produtos voltados para jardinagem e limpeza. A princípio a participação dos novos produtos deve ser pequena dentro da receita total da companhia; no entanto, segundo Giuliano, "dentro de cinco anos as ferramentas terão uma grande participação no faturamento da nossa empresa".
A começar pelos projetos de ampliação, até o primeiro trimestre de 2011 outros 18 produtos farão parte da linha de ferramentas elétricas, que devem render à Famastil algo em torno de R$ 6 milhões no final do ano que vem. O volume de vendas deve atingir 150 mil unidades em 2011. Os produtos são fabricados na China.
Fonte: DCI