Segunda, 20 Janeiro 2025

De acordo com boletim semanal divulgado pelo Imea, Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, a valorização da arroba do boi gordo tem pressionado as altas no preço dos produtos no varejo. Usando como comparação a variação do preço no varejo, atacado e no arroba entre os meses de fevereiro de 2005 e setembro de 2010, os pesquisadores apontaram alta para todos os preços, porém em intensidades diferentes.

Enquanto o preço no atacado e da arroba obtiveram uma variação positiva de 70%, em relação a base (fev/2005), o preço no varejo alcançou um incremento de 106,64%, com um diferença de mais de 30 pontos percentuais. Com este resultado, o preço no varejo atingiu sua maior variação dessa série histórica de quase seis anos.

Os números do Imea mostram que por mais de uma vez a variação do preço do varejo ficou bem distante da variação dos demais elos da cadeia, demonstrando que a alta no preço da arroba foi repassada rapidamente para o mercado consumidor com uma intensidade maior. Esta situação ocorre desde junho de 2008, quando a variação do varejo se distanciou das demais.

Para Luciano Vacari, superintendente da Acrimat, Associação dos Criadores de Mato Grosso, não existe justificativa para alta exorbitante nos preços da carne nas gôndolas dos supermercados, mesmo com alta no preço da arroba do boi gordo em Mato Grosso. "As margens da arroba e do atacado vêem trabalhando juntas, já no varejo isso não acontece. O consumidor acaba pagando o preço de uma carne que poderia estar mais barata", afirma.

Fonte:Portal DBO

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!