Segunda, 20 Janeiro 2025

Em novembro, mais de 800.000 estudantes, só do Estado de São Paulo, vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Este ano, o Ministério da Educação criou novas regras que proíbem, por exemplo, o uso de relógios durante a prova.

Os estudantes ainda têm dúvidas sobre qual carreira seguir, mas diante das novas normas do Enem, possuem uma certeza: O desempenho na prova vai ser prejudicado. “Às vezes não tem espaço para rascunho e não vai ter como apagar. Uma conta em que você fez alguma coisa errado, tem que começar tudo de novo e ocupa ainda mais espaço no rascunho”, reclama a estudante Débora Leme, 15.

Na prova do ano passado, relógios com calculadoras estavam proibidos. Só eram permitidos modelos simples que marcam apenas as horas. Mas este ano os alunos devem seguir as novas regras.

O edital do exame, divulgado pelo Ministério da Educação, proíbe o uso de lápis, borracha, apontador, lapiseira, grafite, qualquer tipo de material impresso ou aparelho eletrônico, inclusive relógios. Só vai ser permitido usar caneta de tinta preta. “Em função dos vários fatos ocorridos em 2009, a direção do Enem está extremamente preocupada com a questão de segurança. Parece que, por excesso de zelo, eles estão exagerando nas medidas deste ano”, explica Heron Oliveira, orientador pedagógico.

Credito: Reprodução / Rede Vanguarda Pra quem passou o ano todo se preparando, as novas regras não assustam. É o caso do estudante Clóvis Azzoline. “Fica até mais fácil, porque a maioria das pessoas está acostumada a usar lápis ou lapiseira, então pra mim, que uso mais a caneta, é como se fosse uma vantagem”, afirma.

Os estudantes que não receberam o cartão de confirmação do local da prova podem fazer a consulta pela internet. Para isso, o candidato precisa ter o CPF em mãos. Acesse o site www.enem.inep.gov.br e fique por dentro de todos os detalhes.

Fonte: VNews

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!