Os pedidos de falências de empresas costumam virar um transtorno.
Apenas a Imbra, maior cadeia de clínicas dentárias do Brasil, pediu autofalência no último dia 6 deste mês e deve ter prejudicado cerca de 500 clientes e fornecedores em Ribeirão Preto.
A Associação de Consumidores (Proteste) divulgou uma série de dicas para quem é vítima de empresas em autofalência.
No caso da Imbra, a entidade sugere que os clientes sustem os cheques pré-datados, que tenham deixado em poder da empresa, caso não tenham concluído o tratamento contratado.
Mas é importante protocolar ou enviar documento com Aviso de Recebimento para a empresa, dando ciência da sustação por desacordo comercial, com cópia ao banco. Deve ser exigida a devolução das folhas dos cheques em poder da Imbra.
Caso o pagamento foi feito à vista, e o consumidor não tenha concluído o tratamento contratado, terá de acionar um advogado para receber sua parte no processo de falência (caso ela realmente ocorra). Mas há uma ordem preestabelecida para recebimento dos créditos em que o consumidor é um dos últimos da fila.
Em São Paulo
A empresa entrou com pedido de autofalência, dia 6 de outubro, na 2ª Vara de Recuperação Judicial e Falências do Fórum Central Cível João Mendes Júnior, em São Paulo.
Fonte: Jornal A Cidade