Sábado, 23 Novembro 2024

Nos últimos dias, 19 e 20 de outubro, a Federação Nacional dos Portuários (FNP), DIEESE e o SINDAPORT, movimentaram a cidade de Santos em São Paulo. O encontro das entidades foi para a realização do seminário: “A importância da Gestão Portuária Pública para a Eficiência do Setor Portuário Brasileiro” que aconteceu no auditório Waldemar Neves Guerra, localizado na própria sede do sindicato.

 

Durante a solenidade de abertura, autoridades locais e do setor portuário prestigiaram o evento. Para composição da mesa, o evento contou com a s presenças de lideranças como: Presidente da FNP, Eduardo Lírio Guterra; Presidente do Sindaport Everandy Cirino, Secretário de organização sindical da CUT Nacional Jacy Afonso; Sérgio Aquino representante da Prefeitura de São Paulo, Daniel Lúcio Souza Consultor Portuário, José Ricardo Ruschel representante e Assessor da SEP, Carlos Campos, Coordenador e infraestrutura econômica do IPEA, Aroldo e Sérgio Mendonça do Dieese, Mauro Salgado presidente da Fenop e Mário Teixeira, presidente da Fecconvib.

 

O Seminário foi decisivo para os trabalhadores portuários que tiveram a oportunidade de entregar ao Ministro da Secretária de Portos, Pedro Brito, o Manifesto em apoio para eleger Dilma Roussef Presidente do País. Documento este, elaborado pela FNP com o apoio de todos os sindicatos portuários filiados.

 

O documento propõe defender o Aumento dos Investimentos na infraestrutura portuária e na logística de transportes através do PAC- (Programa de Aceleração do Crescimento); O Fortalecimento da Previdência Complementar no Setor Portuário; Manutenção da Secretaria Especial de Portos; Manutenção das administrações Públicas, Profissionalização da Gestão Portuária; valorização do Trabalho Portuário. Com estas propostas o documento foi assinado por todos os sindicatos filiados a FNP e entregue nas mãos do Ministro que compareceu ao seminário no último dia do evento.

 

Na manhã do dia 20, presidentes dos sindicatos filiados á FNP e seus representantes se reuniram para darem continuidade aos trabalhos realizados no dia anterior. A discussão girou em torno de quais encaminhamentos deverão ser dados e quais decisões irão ser tomadas. Um grupo técnico será formado para representar os trabalhadores diante do governo, entre esta comissão, um representante do Dieese integrará a equipe. Esta decisão foi tomada por meio de voto, entre os sindicalistas presentes.

 

Veja alguns pontos de destaque do Seminário

 

1 dia- 19 de outubro:

 

Presidente da FNP- Eduardo Guterra

 

Daniel Lúcio Souza, consultor Portuário:

 

“Precisamos definir modelos no Brasil, com a criação da SEP pelo presidente Lula, o sistema portuário Brasileiro se desenvolveu, porém, a construção do modelo portuário brasileiro está longe de acontecer”.

 

Carlos Campos- coordenador de infra estrutura econômica do IPEA:

 

Ressaltou o decreto 6.620, enfatizou as tarifas portuárias e a concessão de outorgas.

 

Mauro Salgado- Presidente da  Fenop:

 “Essa discussão de gestão portuária, deve ser passada ao meio empresarial”. Para o Presidente da fenop, quando se fala em porto, se fala em contêiner, porque o granel é uma situação resolvida, mas o contêiner é um desafio enfatizou.

 

 Jacy Afonso - Secretário de organização sindical da CUT Nacional:

 

   Segundo Jacy Afonso, o problema de porto pode ser diferente do outro, “as necessidades não são as mesmas, porém a discussão sindical sobre estes problemas devem ser pensados de forma única”. De acordo co mo sindicalista da CUT, estes assuntos devem ser discutidos no mesmo patamar em que são tratadas a educação ou a saúde.

 

José Ricardo Ruschel- Representante da SEP:

 

Durante a apresentação, os destaques foram as obras iniciadas neste ano com recursos do PAC e as que terão inicio em 2012. Além das obras, novos projetos como porto sem papel, plano de dragagem para receber navios maiores principalmente as cidades turísticas em 2014 foram ressaltados por Ruschel, “vamos ter portos com profundidade garantidas e mantidas” destacou. Além destas questões, Ruschel disse ainda que para a melhoria efetiva das Companhias Docas, é preciso criar indicadores que permitam fazer avaliações de seus desempenhos e acredita que com o fortalecimento dos CAPS, hierarquização e operacionalização dos portos, as melhorias de fato podem acontecer.

 

 

Mário Teixeira: ( não tenho o depoimento dele, estava fotografando)

 

2 DIA- 20 DE OUTUBRO-

 

Na manhã do dia 20, presidentes dos sindicatos filiados á FNP e seus representantes se reuniram para darem continuidade aos trabalhos realizados no dia anterior. A discussão girou em torno de quais encaminhamentos deverão ser dados e quais decisões irão ser tomadas. Um grupo técnico será formado para representar os trabalhadores diante do governo, entre esta comissão, um representante do Dieese integrará a equipe.

 

Esta decisão foi tomada por meio de voto, entre os sindicalistas presentes. Outro ponto de relevante destaque foi a presença do Ministro Pedro Brito, que recebeu o Manifesto em apoio a Candidatura de Dilma Roussef. Documento este, elaborado pela FNP com o apoio de todos os sindicatos portuários filiados do País.

 

Compareceu ainda, o presidente da CODESP, senhor Serra, destacando a importância da criação da SEP pelo governo Lula, “o que a SEP trouxe nos últimos três anos para  o setor portuário brasileiro foi uma mudança significativa”.

 

Durante a entrega do documento ao Ministro, o presidente o Sindaport e vice presidente da FNP, Everndy Cirino, ressaltou: “Todos os cargos de superintendências devem ser ocupados por funcionários de carreira. E as diretorias da empresa devem ser compostas por 50% do quadro de carreira e os outros 50% como cargo de confiança ou indicação. Esta é a fórmula ideal para a composição das Autoridades Portuárias do País”, destacou o presidente.

 

Durante a ocasião, diversos veículos de comunicação compareceram para a cobertura do seminário, como PortoGente, Atribuna, Record, Folha de São Paulo.

 

Fonte: Imprensa da FNP

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!