Segunda, 20 Janeiro 2025

Com o tema: “A Importância da Gestão Portuária Pública para Eficiência do Setor Portuário Brasileiro”, a Federação Nacional dos Portuários em parceria com o DIEESE e o SINDAPORT/SP, realizou nos dias 19 e 20 de outubro na cidade de Santos, o seminário sobre Gestão Portuária.
O evento contou ainda com as presenças d e autoridades do setor como a Secretária Especial de Portos (SEP) e representantes de entidades como, IPEA, FENOP, FECCONVIB, CUT, Prefeitura de Santos, Sindicatos filiados á FNP e convidados.

Temas relevantes foram abordados durante o encontro, como Organização Institucional e Gestão dos Portos Brasileiros, A modernização e os investimentos nos Portos, o Desenvolvimento Brasileiro, os trabalhadores e a infraestrutua Portuária, os Desafios dos Portos Brasileiros na visão dos atores Sociais, além do papel do Estado e do Setor Privado, fizeram  parte dos painéis durante o primeiro dia.
Durante a solenidade de abertura, autoridades locais e do setor portuário prestigiaram o evento. Para composição da mesa, o evento contou com a s presenças de lideranças como: Presidente da FNP, Eduardo Lírio Guterra; Presidente do Sindaport Everandy Cirino, Secretário de organização sindical da CUT Nacional Jacy Afonso; Sérgio Aquino representante da Prefeitura de São Paulo, Daniel Lúcio Souza Consultor Portuário, José Ricardo Ruschel representante e Assessor da SEP, Carlos Campos, Coordenador e infraestrutura econômica do IPEA, Aroldo e Sérgio Mendonça do Dieese, Mauro Salgado presidente da Fenop e Mário Teixeira, presidente da Fecconvib.

O Seminário foi decisivo para os trabalhadores portuários que tiveram a oportunidade de entregar ao Ministro da Secretária de Portos, Pedro Brito, o Manifesto em apoio para eleger Dilma Roussef Presidente do País. Documento este, elaborado pela FNP com o apoio de todos os sindicatos portuários filiados.

O documento propõe defender o Aumento dos Investimentos na infraestrutura portuária e na logística de transportes através do PAC- (Programa de Aceleração do Crescimento); O Fortalecimento da Previdência Complementar no Setor Portuário; Manutenção da Secretaria Especial de Portos; Manutenção das administrações Públicas, Profissionalização da Gestão Portuária; valorização do Trabalho Portuário. Com estas propostas o documento foi assinado por todos os sindicatos filiados a FNP e entregue nas mãos do Ministro que compareceu ao seminário no último dia do evento.

Na manhã do dia 20, presidentes dos sindicatos filiados á FNP e seus representantes se reuniram para darem continuidade aos trabalhos realizados no dia anterior. A discussão girou em torno de quais encaminhamentos deverão ser dados e quais decisões irão ser tomadas. Um grupo técnico será formado para representar os trabalhadores diante do governo, entre esta comissão, um representante do Dieese integrará a equipe. Esta decisão foi tomada por meio de voto, entre os sindicalistas presentes.

Fonte: Assessoria da FNP

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!