Segunda, 20 Janeiro 2025

Nesta sexta-feira (22), será publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) a convocação de 90 aprovados no último concurso da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF). De acordo com a assessoria do órgão, a greve dos funcionários não influenciou nas convocações, que já estavam previstas antes do começo do movimento. No total, serão 40 vagas para piloto e 50 para agente de estação.

Desde o início da paralisação, apenas seis dos 19 trens circularam. Segundo o Metrô-DF, o tempo médio de espera dos passageiros varia de acordo com o local, mas pode chegar a 40 minutos. A Polícia Militar informou que não houve ocorrência nem tumultos nas estações.

Com o aumento da demanda, o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) colocou um reforço de 240 ônibus em Ceilândia, Taguatinga, Águas Claras, Samambaia e Guará. Já o Detran-DF informou que houve um aumento no fluxo de veículos circulando pelas vias do DF, principalmente na região de Taguatinga e Ceilândia, causando engarrafamentos.

Negociações em andamento
Como parte das negociações com o Sindicato dos Metroviários do Distrito Federal, Direção do Metrô-DF decidiu convocar, até a próxima segunda-feira (25), todos os aprovados que constam no cadastro reserva para os cargos de agente de estação e de piloto, em que pese já ter convocado três vezes o número de vagas disponíveis no edital.

Também propôs a implantação da jornada de 30 horas para os pilotos, em caráter experimental, durante 90 dias, contados a partir de 1º de novembro, sem redução salarial. Além disso, também decidiu aguardar a decisão definitiva do Tribunal Superior do Trabalho acerca do processo relativo ao retorno dos metroviários às bilheterias.

Fonte: Agência Brasília

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!