Segunda, 20 Janeiro 2025

A taxa de aprovação na prova discursiva – a chamada redação – entre os candidatos ao concurso do Ministério Público da União foi de 59%. O levantamento feito pelo Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe) da UnB aponta um índice maior do que é comum em concursos desse tipo. A média é de 50% de aprovação. "Essa história de que a reprovação foi maior nesse concurso é totalmente falsa", diz o professor Marcus Vinícius Soares, coordenador de Planejamento do Cespe.

Os candidatos que não concordaram com a nota na prova discursiva podem recorrer da decisão até às 18h desta quinta-feira, 21 de outubro, pelo site do Cespe.

Nesta semana, jornais de Brasília anunciaram uma reprovação recorde no concurso, baseada em entrevistas aleatórias com candidatos não aprovados e professores de cursinhos. Segundo Marcus Vinícius, o concurso do MPU está transcorrendo dentro da normalidade, mas o fato de ser o maior já realizado no país, com 750 mil candidatos, o escrutínio sobre as fases do processo é muito maior. "Como é um megaconcurso, tudo fica magnificado", diz. "Duzentos candidatos, num universo de 750 mil, já fazem muito barulho".

Pelas normas do edital, apenas um número limitado de candidatos, aqueles mais bem colocados para cada cargo, teriam suas provas discursivas corrigidas. Por esse critério, exposto no anexo 2 do edital, 66.782 candidatos tiveram as provas corrigidas. Desses, 39.345 foram aprovados, mas esse número pode mudar após a fase de recursos.

Os critérios para definição dos valores das notas das provas discursivas também foram especificados no edital. O documeto estabelece, por exemplo, que a nota na prova discursiva será igual à nota de conteúdo menos duas vezes o total do número de erros cometidos dividido pelo número de linhas efetivamente escritas pelo candidato. Esses erros são de pontuação, morfossintaxe e propriedade vocabular. De acordo com o Cespe, logo após a aplicação das provas, são realizadas capacitações com as bancas corretoras, a fim de que os critérios de correção sejam uniformizados.

Marcus Vinicius diz que eventuais ações judiciais contestando o resultado seriam normais, como acontece em quase todos os concursos, mas reafirma que todos os procedimentos adotados estão em pleno acordo com o edital. "Seguimos rigorosamente tudo o que está lá", diz. O resultado dos recursos para a prova discursiva sai na data prevista, 10 de novembro, para os cargos de analista e de técnico.

Fonte: Secretaria de Comunicação da UnB

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!