Segunda, 20 Janeiro 2025

Pelo menos 1.500 homens trabalham em turnos que começam às 7h da manhã e às 3h da madrugada para a construção da ferrovia Nova Transnordestina. O esforço já movimenta a economia  local dos 21 municípios por onde a linha ferroviária irá passar no Piauí, ligando a cidade de Eliseu Martins, no sertão piauiense, aos Portos de Suape (PE) e de Pecém (CE) até 2012. Apenas as obras irão movimentar 4 mil novos postos de trabalho no Piauí, que se estenderão para 500 mil empregos em todo o país quando a ferrovia estiver em plena operação, segundo estimativas do Banco do Nordeste.

O helicóptero do Sistema Meio Norte, o MN Cop, esteve ontem na região de Paulistana com a jornalista Cínthia Lages, mostrando na TV Meio Norte o andamento das obras da Transnordestina. Apenas no trecho visitado, o cronograma aponta para a conclusão do nivelamento do terreno, colocação dos dormentes e trilhos até junho do ano que vem. Apesar do período de estiagem no semi-árido, as obras da ferrovia estão em plena atividade, já que as chuvas dificultam a construção.

A migração de piauienses para a região Sul do país é repelida com o avanço da obra. Dos 1.500 trabalhadores no Estado, 900 são das regiões próximas do percurso da ferrovia. A partir do próximo dia 20, o IFPI (Instituto Federal do Piauí) de Paulistana, começará um curso para qualificar os futuros trabalhadores na área de minério. O curso, será um dos três do Nordeste nesse setor. Além dos minérios, a Transnordestina também irá escoar a soja produzida no Cerrado piauiense. Com a manutenção do ritmo de trabalho, a ferrovia entrará em operação em até dois anos, movimentando cerca de 27 milhões de toneladas de mercadorias em 2020.

A ferrovia de 1.728 quilômetros, teve investimento total de R$ 4 bilhões, sendo R$ 1 bilhão e 600 mil apenas nos 391 km da Transnordestina no Piauí. Ao todo, deverão ser liberados para despropriação 507 lotes de terras pertencentes a empresários, assentamentos e populares. A Nova Transnordestina teve as obras iniciadas em junho de 2006 e vai passar também nos municípios de São Miguel do Fidalgo, Simplício Mendes, na zona urbana de Bela Vista, Jacobina, Curral e entrará próximo à cidade de Trindade, em Pernambuco. O entroncamento da obra será em Salgueiro, Pernambuco.

A Odebrecht – empresa responsável pela construção da Transnordestina- conseguiu reaproveitar trechos da ferrovia já construídos precisando, no entanto, reforçar as colunas em 30%, devido ao aumento no volume de produtos que deverão transportados nos próximos anos.

De acordo com Antônio Carlos Jammal, diretor de implantação da ferrovia, o projeto ferroviário, consiste na parte de infraestrutura, com obras de terraplanagem, aterros e de artes correntes; de artes especiais, com pontilhões e viadutos e, por último, a superestrutura que é composta de fixações, dormentes, trilhos e britas.

Fonte: Meio Norte

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