Sábado, 14 Junho 2025

Era uma vez...

A Imbra (empresa de tratamento odontológico) entrou com pedido de falência no Tribunal de Justiça de São Paulo no dia 06 dizendo ter dívida R$ 221 milhões e fechou as portas. Pacientes tiveram o tratamento interrompido, não receberam a devolução do valor pago por procedimentos não realizados ou não conseguiram o prontuário e os outros exames já feitos.

Desde o dia 6, as unidades da rede foram lacradas. Os consumidores não conseguem acessar seus prontuários.

Notícia que não me deixou surpresa como o caso de várias outras empresas Odontológicas que não conseguem se manter no mercado por questões de dívidas ou por pura irresponsabilidade mesmo. Eu particularmente não conheço a Imbra, apenas ouço dos que trabalharam lá, assim como de ex pacientes, comentários nada satisfatórios, também não sei o real motivo do fechamento da empresa, mas acredito que quem lida com a saúde (e o dinheiro) das pessoas não pode simplesmente fechar as portas sem dar explicações.

Assim como a Imbra conheci várias outras clínicas (de pequeno, médio e até grande porte) que desapareceram em questão de meses depois de inauguradas, por problemas administrativos, falta de mínimo conhecimento financeiro, além de cometerem erros primários como achar que panfletagem é propaganda.

Não sei de onde Dentista tira a idéia de que consultório bom é consultório cheio! Ninguém faz um bom atendimento em 15 minutos.

Acreditar que montar um uma clínica Odontológica de qualidade é simples, e que ainda por cima o retorno vem rápido, é puro conto de fadas, tudo depende de muito trabalho sério, investimento, conhecimento administrativo mínimo e uma equipe competente. Também não acredito em mega investimentos, mega clínicas, com mega consultórios de última geração e com 10 milhões de dentistas especializados com planos de pagamento mega facilitados, isso me cheira a uma mega falência futura, e quanto maior o investimento, maior o tombo. Pela minha experiência de pouco mais de 10 anos como administradora do próprio consultório, já aprendi o que realmente ainda dá bons lucros: experiência, bom currículo (bons cursos), estar sempre atualizado, indicação e acima de tudo muita paciência, para ter o retorno de tudo que investiu, por que demora!

Não gosto de falar mal de clínicas aqui no Blog, principalmente das conhecidas, parece o maior despeito (rsrsrsrs) mas é fato, alguma coisa dá errado sempre! Claro que tem ótimos profissionais a frente de excelentes clínicas, e que obviamente não é nada fácil manter um negócio no Brasil ( assunto para outro post).

Outro dia li no Blog do Dentista um rapaz indignado fazendo um comentário sobre a vergonha das propagandas não-éticas de clínicas no site, achei muito engraçado a começar pela falta de conhecimento dele quanto a propaganda na rede, e mais, quem anuncia preço ou tratamento que não existe em algum momento pede falência,está aí a Imbra que não nos deixa mentir!

Em resumo acho (tenho certeza) que o profissional brasileiro tem de começar a mudar sua maneira de pensar e trabalhar, não acredito no fato da profissão estar "se acabando" por falta de união, mas sim por falta de informação.

Vamos sentar no mocho e colocar a alta rotação para funcionar por que o resto é consequência!

Fonte: Blog Fábrica de Sorrisos, por dra. Luciana

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!