Terça, 21 Janeiro 2025

A melodia de “Jesus, alegria dos homens”, clássico de Johann Sebastian Bach, ecoa pela rua Professor Telles, no bairro de Amaralina, em Salvador. O som chama a atenção de quem passa e nem imagina que ali mais de uma centena de crianças e adolescentes de baixa renda aprendem gratuitamente música clássica. Foi assim que Emily Pereira (12 anos) descobriu e se encantou com o projeto Estrelas Musicais, do qual faz parte há dois anos. A equipe do blog Fatos e Dados foi até lá conhecer o projeto e as pessoas envolvidas na iniciativa, que é patrocinada pela Petrobras.

Encontramos Emily, numa sala, treinando em sua viola. Acompanhada da colega Lidiane Conceição (12 anos), participante há dois meses, ela explica a diferença entre o instrumento que toca e o violino. “O som é diferente: o mi deles é a corda lá e o da viola é a corda ré. A viola tem cordas mais finas e o violino tem menor tamanho”, resume. Como ela era mais alta que muitos dos alunos, foi encaminhada para a viola. “Os menores não conseguem pegar com os quatro dedos na viola”, ensina, mostrando com a mão.

O som que invade a rua e levou Emily a participar do Estrelas é o da orquestra clássica de cordas, ou orquestrinha, como chamam os íntimos. De segunda a quinta-feira, os músicos mirins ensaiam ali para as apresentações que realizam na cidade. As crianças, que têm entre 7 e 17 anos são das comunidades do Nordeste de Amaralina, Santa Cruz e Vale das Pedrinhas, bairros pobres de Salvador.

Fonte: Fatos & Dados - Petrobras

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!