O superintendente de Navegação Interior da ANTAQ José Alex Oliva participou, no dia 1º de setembro, em Corumbá (MS), de reunião conjunta da ANTAQ, AHIPAR, Capitania dos Portos do Pantanal e dos Armadores que atuam na hidrovia do Paraguai.
Na reunião, tratou-se da exigência de utilização de capitães fluviais no comando dos comboios, da definição e uso dos contratos de empurra entre diferentes empresas armadoras, do tratamento uniforme no comportamento das empresas brasileiras e do tamanho dos comboios fluviais a serem empregados na hidrovia.
Sobre a utilização de capitães fluviais no comando dos comboios, Oliva solicitou à Marinha o adiamento da exigência, em razão da necessidade de mais tempo para capacitar novos capitães fluviais. A Capitania dos Portos atendeu ao pedido. Os futuros capitães fluviais serão formados pela Marinha em cursos realizados em Corumbá.
Oliva informou aos presentes que em breve será implantado na cidade um escritório regional da ANTAQ, a fim de facilitar a interlocução com as entidades públicas e agentes privados que atuam no transporte fluvial na hidrovia do Paraguai.
O superintende disse que aos servidores lotados no escritório regional caberá apresentar, em universidades e escolas de Ensino Médio, o potencial da hidrovia do Paraguai, com ênfase nas oportunidades profissionais criadas pelo aproveitamento hidroviário, entre elas, as vagas a serem abertas para capitães fluviais.
Fonte: Antaq