“Nossos jovens precisam se qualificar para ocupar os cargos técnicos e de nível superior. Só para efeito de ilustração, entre 2007 e 2009 realizamos 21 mil capacitações de nível básico contra apenas 1,6 mil habilitações técnicas”, compara o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Pernambuco, Antônio Carlos Maranhão.
Até o próximo dia 26, o Senai está com inscrições abertas para o processo seletivo de cursos gratuitos, que serão ministrados a partir do próximo ano. São oferecidas 2.392 vagas em diversas especializações, em oito escolas da instituição. Os interessados em se qualificar para as oportunidades em Suape podem procurar os cursos das escolas do Cabo de Santo Agostinho, Santo Amaro e Água Fria (ver quadro). Os cursos serão oferecidos em duas entradas (fevereiro e julho) e podem participar jovens com até 21 anos de idade para os cursos diurnos e de até 24 anos para os noturnos. Os candidatos precisam estar cursando o 1º ou 2º ano do ensino médio em 2011. Metade das vagas será destinada a alunos de escolas públicas e a taxa de inscrição custa R$ 15.
Camilla Santos de Oliveira, de 21 anos, é um exemplo de que a qualificação profissional pode fazer a diferença. Em 2004, ela recebeu o diploma de técnica têxtil pela escola do Senai de Paulista. A formação permitiu que conquistasse uma das duas vagas de supervisora na unidade de texturização de fios de poliéster da PetroquímicaSuape (PQS), que acabou de entrar em pré-operação durante solenidade que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no mês passado. Camilla foi aprovada no concurso público realizado pela PQS e contratada em junho deste ano.
“Faço parte de um empreendimento que é o maior da América Latina na sua área de atuação. A qualificação como técnica têxtil me ajudou bastante, porque já cheguei aqui com uma noção do setor. Agora quero cursar faculdade de engenharia da produção para avançar na carreira”, pontua Camilla.
PROMINP
Além do Senai, outra opção de qualificação gratuita são os cursos do Programa de Mobilização Nacional da Indústria de Petróleo e Gás Natural (Prominp). Os interessados em se inscrever para disputar uma das 8.326 vagas precisam se apressar, porque o prazo se encerra amanhã. O programa capacita jovens a partir dos 18 anos para atuar na construção e montagem de empreendimentos nas áreas de petróleo e gás, a exemplo da PetroquímicaSuape e da Refinaria Abreu e Lima. As vagas são para operários da construção civil, profissionais de nível técnico e de nível superior.A coordenação do Prominp alerta que o programa não garante empregabilidade, mas a experiência dos últimos quatro ciclos demonstra que 70% dos ex-alunos conseguem trabalho. Além da possibilidade para trabalhar nas obras dos grandes empreendimentos em construção no Complexo de Suape, os profissionais comprovam qualificação para atuar em tantas outras obras espalhadas pelo Estado. “Nesse 5º ciclo, o nosso objetivo é que não sobre nenhuma vaga do total ofertado, diferente do que aconteceu na última edição, quando 1.000 deixaram de ser preenchidas”, lembra o presidente da Refinaria Abreu e Lima, Marcelino Guedes.
Fonte: Jornal do Commercio