Quarta, 22 Janeiro 2025

O diretor-executivo do Sindicato dos Armadores (Syndarma), Roberto Galli, afirma que, em 2010, o desempenho da cabotagem de containeres está sendo muito bom, de modo a recuperar a queda verificada em 2009.

Citou que, no ano passado, como diminuiu muito a navegação internacional, a cabotagem também sofreu, pois parte do serviço é " feeder", ou seja, redistribuição, por portos nacionais, de carga internacional. Com a queda na chegada de mercadoria externa, diminuiu também essa fatia na cabotagem, em 2009. Para 2010 estima-se movimento total similar ao de 2008, de 600 mil TEUs ( containeres de 20 pés ou equivalentes).

No entanto, frisou Galli que, para 2011 é esperada alta ainda maior.

- No ano que vem, além da natural expansão da cabotagem, teremos a entrada de novos participantes, o que, certamente, ampliará o mercado - disse.

Segundo Galli, os novos "players" serão o grupo nacional Maestra - com os navios "Atlântico Sul", que foi do Lloyd Brasileiro e da Marinha do Brasil e o "Neptunia Mediterrâneo" e a francesa CMA/CGM, que estaria negociando a compra de um navio brasileiro - condição básica para se operar no setor. Esses concorrentes vão se juntar aos atuais participantes, que são Aliança, Log-In e Mercosul Line.

Porto de cabotagem para navios roll-on roll-off

Em seminário realizado em Salvador, promovido por Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) e Associação Comercial da Bahia, Galli verificou haver entusiasmo na região. Disse que, além da Bahia de Todos os Santos, em Salvador, o estado procura explorar a área de Ilhéus, ao Sul e que aí poderá ser criado um complexo portuário visando a importação e exportação para a Ásia.

Galli defendeu o Pre-REB, um projeto que tramita no Governo, visando à concessão de novos estímulos para fortalecer o Registro Especial Brasileiro (REB) e estimular a volta da navegação brasileira nas rotas externas (longo curso) e o revigoramento da cabotagem.

Cabotagem em debate
O presidente da Fenavega, Meton Soares, participou, em Salvador (BA), do Seminário de Comércio Exterior - Portos da Bahia, promovido pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) e Associação Comercial da Bahia (ACB). No evento, foram abordados temas ligados à exportação, projeto Porto Sem Papel, Investimentos em portos e estaleiros da Bahia e o mercado de importação.

Meton Soares afirmou, em seu pronunciamento, que a cabotagem vem apresentando resultados excelentes, com aumento da tonelagem transportada e pressão para constante melhoria portuária. Destacou ser necessária a equalização do custo de combustível com o praticado nas linhas para o exterior, acabando-se com a atual distorção, em que há incidência de ICMS no combustível para a cabotagem e isenção nas rotas para o exterior (longo curso).

Meton frisou haver necessidade de regras especiais para a cabotagem, de modo que a cada dia mais empresas disputem o setor com navios próprios. Disse que tanto o navio precisa ser mais barato como os custos de operação devem ser reduzidos. Sobre o controle das empresas, declarou:

- Sei que o investimento exterior é bem-vindo. No entanto, mantenho a tese de que o empresário essencialmente brasileiro precisa ser especialmente prestigiado na cabotagem, pois é patente seu maior comprometimento com objetivos nacionais - destacou, alertando para o fato de não se tratar de proposta antiquada, uma vez que, nos Estados Unidos, país-líder do capitalismo mundial, só são admitidas na cabotagem empresas essencialmente nacionais. Meton não quer a saída do capital estrangeiro, porém mais estímulo à entrada de empresas essencialmente nacionais.

Citou Meton não haver, na expansão da cabotagem, antagonismo a outros modais, pois, a grandes distâncias, o uso do caminhão é desaconselhado por todos os especialistas e, com o crescimento da navegação, há necessidade de auxílio ferroviário e rodoviário para distribuição, pois o navio leva as cargas porto-a-porto.

Fonte: Sérgio Barreto Motta, colunista do NetMarinha

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!