Um ônibus de transporte coletivo colidiu com um trem na noite desta quarta-feira (08), no perímetro urbano de Americana – SP. Nove pessoas morreram, seis ficaram feridas em estado grave e cinco tiveram ferimentos leves. O acidente aconteceu por volta das 23h20, quando o ônibus que deixava o terminal rodoviário atravessou a passagem de nível sobre o pátio ferroviário de Americana sem parar, no momento do cruzamento entre os trens. Testemunhas que presenciaram o acidente informam que a sinalização sonora e luminosa do cruzamento estava acionada, alertando para a preferencial e passagem do trem, mas não foi respeitada pelo motorista. Seguindo os procedimentos de segurança, os maquinistas também acionaram a buzina e os freios da composição, mas não foi possível parar a tempo de evitar a colisão, uma vez que o trem leva mais de 500 metros para parar totalmente após o acionamento da frenagem.
A América Latina Logística, empresa que administra a linha férrea na região, lamenta o ocorrido e alerta para a necessidade de total atenção e respeito à sinalização nos cruzamentos com a ferrovia. De acordo com o Código Nacional de Trânsito (Artigo 212), a linha férrea é sempre preferencial, sendo considerada infração gravíssima transpô-la sem parar. Isso deve-se ao fato de que o trem, pelas suas características, pode levar até um quilômetro para parar, mesmo após acionamento dos freios pelo maquinista.
Campanhas educativas
Preocupada em evitar ocorrências como esta, a ALL desenvolve campanhas educativas de segurança junto à motoristas e pedestres em cruzamentos com linha férrea, distribuindo panfletos que alertam sobre os cuidados necessários ao cruzar a linha do trem. O programa é permanente e abrange os principais cruzamentos dos principais municípios onde a empresa atua no Paraná e em outros cinco estados. A última campanha realizada neste local, em Americana aconteceu em julho deste ano.
Sinalização e responsabilidade de passagens em nível
Conforme o Regulamento dos Transportes Ferroviários, art.10o, parágrafo 4o, aprovado pelo decreto 1.832 de 04/03/96, “O responsável pela execução da via mais recente assumirá todos os encargos decorrentes da construção e manutenção das obras e instalações necessárias ao cruzamento, bem como pela segurança da circulação no local”. Portanto, como a linha férrea é anterior a instalação do cruzamento, a responsabilidade é da administração municipal. Mesmo assim, a ALL realiza o reforço na sinalização nos cruzamentos mais movimentados.
Fonte: Assessoria de Imprensa da ALL