Foi realizado nesta quarta-feira, 31, no Centro de Convenções de Maceió, o I Encontro de Turismo e Empreendedorismo de Alagoas – Um roteiro de conhecimento e vantagens para o seu negócio. O seminário, promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas e seus parceiros, reuniu empresários, estudantes e profissionais de turismo, que tiveram a oportunidade de debater as ações do setor no Estado.
Segundo a gerente da Unidade de Turismo, Artesanato e Cultura do Sebrae/AL, Vanessa Rocha, o evento é um espaço para debate da atividade turística em Alagoas, diante dos novos cenários. "Trata-se de uma oportunidade de unir todos em torno do que tem de mais atual no país em relação ao turismo, como por exemplo, as ações voltadas para atender as demandas da copa de 2014 ou estratégias para movimentar as regiões no período de baixa temporada", explicou.
Para a secretária adjunta da Secretaria Municipal de Promoção do Turismo , Cláudia Paiva, o encontro abriu espaços para a troca de experiências e, também, para a divulgação das ações promovidas pelo município no segmento. Ela destacou alguns números que mostram o crescimento do setor em Maceió, a exemplo dos cruzeiros marítimos, que registraram aumento de 643,50% em relação ao número de passageiros e tripulantes, comparando as temporadas de 2007/2008 a 2009/2010.
“Na temporada de navios 2007/2008, 11 navios aportaram no Porto de Maceió, trazendo 23.354 pessoas, entre passageiros e tripulação. Mas a melhoria da infraestrutura da cidade, aliada à promoção de Maceió na última temporada 2009/2010, fez com que recebemos 59 navios, com 150.284 visitantes, entre passageiros e tripulantes. Estes números revelam o crescimento do turismo em harmonia com o desenvolvimento da cidade, através de novos hotéis e restaurantes, gerando novos empregos no setor”, disse Paiva.
No evento, esteve presente alguns dos principais especialistas brasileiros em gestão empresarial de turismo, com o objetivo de aprimorar o conhecimento e ampliar a rede de relacionamento.
Os participantes conheceram programas e projetos voltados ao turismo desenvolvidos pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (BRAZTOA), Instituto Brasileiro do Turismo (EMBRATUR), Ministério do Turismo (MTUR), Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/AL), Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH-AL) e Maceió Convention e Visitors Bureau.
Fonte: Aqui Acontece