O primeiro desenho da bandeira do Brasil, criado em 1889 por Raimundo Teixeira Mendes, foi roubado da Igreja Positivista, localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro. A relíquia sumiu no dia 27 de abril, mas apenas recentemente o fato veio à tona na imprensa.
Após a proclamação da República em 15 de novembro de 1889, Rui Barbosa, baseado na bandeira dos EUA, propôs um novo estandarte à nação. A bandeira foi usada por apenas quatro dias, pois o então presidente da República Deodoro da Fonseca vetou-a.
Os símbolos nacionais surgiram com decretos de 19 de novembro de 1889 que os regulamentaram. São eles: a Bandeira do Brasil, o Brasão de Armas, o Hino Nacional Brasileiro e o Selo Nacional.
A Bandeira do Brasil foi criada em 1889, tendo sido a segunda bandeira republicana. Como foi dito anteriormente, a primeira, usada por apenas quatro dias, era semelhante à dos Estados Unidos.Nossa bandeira foi desenhada por Décio Villares, que se baseou na bandeira do Império do Brasil. O hasteamento deve ser feito diariamente em todos os edifícios-sede dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo federais, estaduais e municipais. Nas escolas o hasteamento da bandeira é obrigatório, pelo menos uma vez por semana, durante todo o ano letivo.
Fonte: Blog do professor Hermínio Sexto