Vale e Gerdau fecham contrato para transporte de aço e carvão
Detalhes
Categoria: Notícias do dia
Neste ano, o volume de aço transportado pela Vale para a Gerdau Açouminas deve atingir 4,5 milhões de toneladas e, em 2012, 6,2 milhões de toneladas. Trata-se da maior quantidade de produtos siderúrgicos da Gerdau Açominas já movimentados pelo trecho de 672 quilômetros de extensão da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). Com esse resultado, o volume da Gerdau já corresponde a 30% do montante total que passa pela ferrovia, o que coloca a empresa entre as três principais clientes da infraestrutura logística da Vale.
O aço produzido pela Gerdau Açominas em Ouro Branco, na Região Central do estado, e o carvão importado pela empresa, que chega em Vitória (ES), serão transportados pela infraestrutura logística da Vale nos próximos três anos. O gerente comercial geral da Vale, Elton Pássaro, explica que a empresa já prestava o serviço de transporte para a Gerdau, porém o mesmo não estava garantido em contrato.
"Isso significa que estamos dando suporte aos clientes e garantindo o escoamento do aço, além da chegada do carvão, pois a Gerdau depende 100% do carvão que a Vale traz de Vitória para Ouro Branco. Além de garantir o nível do serviço e fazer aumento gradativo do investimento nos próximos anos", explica Pássaro. Além do aço, a Vale receberá o carvão que a Gerdau importa pelo Terminal de Praia Mole e fará o transporte do insumo até a usina da siderúrgica em Ouro Branco, também pela ferrovia. Esse contrato de movimentação portuária prevê o transporte de cerca de 2,5 milhões de toneladas de carvão neste ano, atingindo 3,2 milhões de toneladas em 2012.
O contrato prevê também a garantia do nível de serviço entre as partes. Isto é, qualidade na entrega, com prazos definidos. "A assinatura desses contratos é um marco importante na estratégia da área de logística de formalizar compromissos de longo prazo com as grandes siderúrgicas e os serviços de logística que estamos fornecendo vão aumentar a competitividade dos produtos da Gerdau Açominas", acredita o diretor de Comercialização de Logística da Vale, Marcello Spinelli.