Quarta, 22 Janeiro 2025

Em reunião ocorrida na semana passada ,em Capuaba, representantes da Companhia Docas do Espírito Santo (CODESA) , da Associação dos Terminais Portuários e Retroportuários e dos Usuários dos Portos do Espírito Santo (ATRES), da Associação dos Empresários de Vila Velha (ASEVILA) , da Prefeitura de Vila Velha e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), analisaram as necessidades de obras e melhorias no trecho de acesso ao Porto pela Estrada de Capuaba.

Na ocasião, o superintendente do DNIT, Hélio Baía, apresentou um plano de obras iniciais, que foi discutido, aprovado e colocado em prática ainda na última sexta-feira (30/07) com previsão de término para essa semana. Além das iniciativas imediatas, o DNIT apresentou um esboço do que será o novo traçado da Rodovia BR-447, que está em fase de contratação de projeto.

No último dia 04 , a Diretoria Executiva da CODESA apresentou o projeto da nova BR-447 e pediu apoio ao Ministro dos Portos, Pedro Brito. O ministro solicitou cópias detalhadas do projeto e se comprometeu a fazer todo o  possível para acelerar os trâmites para a realização das obras definitivas.

De acordo com o diretor de Planejamento e Desenvolvimento da CODESA, Danilo Queiroz, existe no orçamento uma emenda parlamentar prevendo R$ 22.000.000,00 para as obras e a prioridade será a estrada de Capuaba.Pelo projeto poderá ser construído um acesso elevado partindo da Rodovia Carlos Lindenberg até o Terminal de Capuaba. Toda a  condução do projeto caberá ao DNIT/ES mas a CODESA acompanhará todas as etapas inclusive ajudando  na definição do desenho para o traçado. A meta é a de que, no futuro, o porto tenha uma via expressa para o escoamento das cargas.

Queiroz informou que também estão em fase de definição a criação de um pátio de triagem para os caminhões e uma reformulação na via interna do porto,  após a ponte do rio Aribirí.O projeto prevê a retirada da pista que foi criada para atender à comunidade da Ilha das Flores e reincorporação da mesma às obras de acesso ao porto.

Para o diretor de planejamento da CODESA, esse conjunto de medidas será importante para que, nos próximos anos, o porto evolua continuamente no quesito eficiência operacional. Ainda segundo Danilo Queiroz, todo o piso retirado da Estrada de Capuaba está sendo depositado dentro da área  portuária e será utilizado nas operações emergenciais de "tapa buraco" em determinados trechos internos do próprio porto.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Codesa

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