Ainda virtual, o Promar venceu a encomenda da Transpetro para a construção de oito navios para transporte de gás liquefeito de petróleo (GLP), com valor de US$ 580 milhões. A construção do estaleiro tem investimento estimado em R$ 300 milhões e prevê a geração de 1,5 mil empregos diretos quando entrar em operação. O empreendimento é comandado pela PJMR - grupo de empresários do Rio de Janeiro, que também detém participação minoritária de 1% no Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Suape.
De acordo com o Diário Oficial, o Promar vai arrendar uma área de 80 hectares na Ilha de Tatuoca (local destinado à implantação de um cluster naval), por um período de 25 anos e com valor máximo de R$ 58,4 mil por mês. A reportagem do JC tentou entrar em contato com o presidente do Porto de Suape e secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho, para comentar a possível migração do Promar, mas não obteve retorno.
A previsão é que a PJMR divulgue a nova localização do Promar até o próximo dia 30. Segundo informações do mercado, além de Pernambuco o grupo também estaria avaliando outros Estados. Além dos incentivos fiscais e da infraestrutura, a principal preocupação dos investidores é encontrar um local com facilidade de liberação das licenças ambientais, quesito em que esbarraram no Ceará. Nesse ponto, Pernambuco se destaca porque o Porto de Suape já conta com o seu próprio licenciamento e, recentemente, o governo do Estado conseguiu aprovar na Assembleia Legislativa um projeto de lei que permite a supressão vegetal na Ilha de Tatuoca para viabilizar o cluster naval.
A chegada do Promar também poderá compensar, parcialmente, a possível desistência do consórcio Galvão-Alusa de erguer um estaleiro em Suape para construir as sondas de exploração do pré-sal, em fase de licitação pela Petrobras. Na apresentação da proposta à estatal, o local escolhido pelo grupo foi o Distrito Industrial do Complexo Portuário de Barra do Furado em Campos, no Rio de Janeiro. Os empresários haviam assinado protocolo de intenções com o governo do Estado. Em dezembro passado, quando a reportagem do JC esteve na Coreia do Sul para produzir o caderno especial Conexão desenvolvimento, comparando a experiência da Ásia com a de Pernambuco, o estaleiro sul-coreano Sungdong mostrou à reportagem o desenho da planta do empreendimento em Suape. O investimento do estaleiro é de US$ 495 milhões.
Fonte: Jornal do Commercio