Líder em tecnologias de potência e de automação, a empresa ABB vai fornecer duas novas subestações e expandir duas subestações existentes para a Transmissora Delmiro Gouveia (TDG), que é de propriedade conjunta da concessionária estadual brasileira CHESF (parte do grupo Eletrobrás) e da ATP Engenharia, uma empresa de engenharia atuante no Brasil e África. A TDG está investindo cerca de US$ 130 milhões nessas subestações e foi designada à ABB uma parte significativa do projeto.
A ABB entregará um dos maiores transformadores jamais construídos no Brasil para o projeto, sendo que uma das novas subestações possui duas vezes a capacidade de transformação de subestações típicas no nordeste do país. A ABB também executará as ampliações de duas subestações existentes. As novas instalações serão localizadas no Ceará (Pecém e Aquiraz) e as duas ampliações no Maranhão, ambos estados do Nordeste do Brasil.
“Essas subestações vão melhorar a capacidade de transmissão e atender a uma necessidade crescente de energia, em função do crescimento econômico do país”, afirmou o Gerente de Negócios – Subestações de T&D da ABB, parte da divisão de Sistemas de Potência da empresa. “Elas também vão fortalecer a confiabilidade da rede elétrica e melhorar a estabilidade de energia na região.”
Como parte do projeto Turnkey, a ABB é responsável pelo projeto, engenharia, fornecimento, construção e comissionamento das subestações. Os transformadores de potência, equipamento de alta tensão, incluindo disjuntores, transformadores para instrumentos e para raios, bem como equipamento de média tensão, são alguns dos principais produtos que serão fornecidos. A ABB também instalará sistemas de automação de subestação equipados com a última geração de produtos de proteção e controle da empresa. O projeto está previsto para ser energizado em 2012.
As subestações são instalações chave na rede elétrica que transformam os níveis de tensão e facilitam a transmissão e a distribuição de energia eficiente. Elas incluem equipamentos de proteção e controle da energia elétrica. A ABB é líder mundial no fornecimento de subestações isoladas a vácuo e a gás, abrangendo níveis de tensão de até 1.100 kV, e possui mais de 10 mil instalações ao redor do mundo.
Fonte: TNPetróleo