O Ogmo-Santos (Órgão Gestor de Mão-de-Obra) divulgou hoje (21/12) o balanço da Campanha de Detecção do Diabetes de 2009. Realizada no dia 13 de novembro em função do Dia Mundial do Diabetes e Dia Nacional de Prevenção e Controle do Diabetes, a ação promoveu atividades como dosagem da glicemia capilar e orientações com distribuição de panfletos e encaminhamentos.
Das 237 pessoas atendidas no Setor de Medicina do Ogmo-Santos, 26 sabiam ser diabéticos. Destes que tinham conhecimento da doença, apenas 17 fazem tratamento e 22 estavam com glicemia alterada. Dos 211 indivíduos que afirmavam não ter diabetes, 23,7% apresentaram glicemia alterada.
Segundo o enfermeiro do Trabalho do Ogmo-Santos Marcelo Tavares Silva, os dados atendem a expectativa da Campanha de detectar precocemente o diabetes. “Estas campanhas são necessárias para conscientização da população portuária sobre prevenção e detecção dos diabetes enfocando também a importância do controle e da aderência ao tratamento”, afirma.
A Campanha teve como objetivo chamar a atenção dos trabalhadores portuários para a necessidade de se fazer o teste glicêmico. A diabetes é uma doença que muitas vezes não apresenta sintomas, por isso a importância de detectar novos casos precocemente.
Segundo dados da IDF (Federação Internacional de Diabetes), houve um grande crescimento no número de casos de Diabetes, que é uma doença endócrina caracterizada pela elevada taxa de glicose no sangue (hiperglicemia). Outro dado indica que em países em desenvolvimento, 80% das pessoas com diabetes desconhecem a condição.
A Campanha de Detecção do Diabetes de 2009 foi realizada no município de Santos e também atendeu moradores de São Vicente, Guarujá, Cubatão, Praia Grande e Itanhaém. Das 237 pessoas atendidas, 93,7% eram do sexo masculino e 53,2% tinham a faixa de idade de 40 a 59 anos. O evento contou com a colaboração da Praxis Escola de Enfermagem.
Fonte: assessoria Ogmo-Santos