Quinta, 23 Janeiro 2025

Os portos do Norte e Nordeste estão se modernizando. Eles querem atrair mais navios, e navios maiores, agora que o comércio internacional voltou a dar sinais de recuperação. Modernizar é investir em infraestrutura e em tecnologia. Quanto menos tempo o navio ficar no porto, mais barata é a operação, melhor é o porto. Aí é fácil entender: quanto mais movimentado é o porto, mais movimentada é a economia. Com mais dinheiro em terra, mais empregos e mais impostos. Por isso, o Governo resolveu conversar com os empresários do setor, não só dos portos, mas das estradas e ferrovias também. Nesta quarta-feira (04), foi a abertura do seminário de logística.

Depois da crise, os portos brasileiros já falam em crescimento, mas, para alcançá-lo, é preciso mudar a logística do setor. É isso que defendem as autoridades e os técnicos presentes em um seminário, realizado em Fortaleza. A programação inclui palestras, rodadas de negócios e apresentação dos avanços dos portos do Norte e Nordeste do País. O presidente em exercício da Companhia Docas do Ceará fala das vantagens do Porto de Fortaleza. “Tem o segundo maior pólo trigueiro do Brasil. Temos toda a estrutura dos guindastes mais modernos, os contêineres frigoríficos”, afirmou Paulo André Holanda.

O presidente do Porto do Itaqui, do Maranhão, também está otimista. “Já tem dinheiro em movimentação e tem previsões orçamentárias para adequar o porto a essas demandas”, comentou Hermes Ferreira.

Na abertura do evento, o ministro da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República, Pedro Brito, falou dos investimentos do Governo no setor: mais de R$ 3 bilhões de recursos do PAC até 2011; um plano nacional de dragagem nos portos que contará com mais de R$ 1 bilhão e outros R$ 400 milhões, uma delas no Porto do Mucuripe. “Nós vamos construir no Porto do Mucuripe um terminal dedicado só para passageiros”, informou o ministro Pedro Brito.

Uma das metas a curto prazo é investir na navegação entre os estados, a chamada cabotagem. O desafio é baratear o frete dos navios para incentivar o transporte marítimo de mercadorias, desafogando assim as estradas brasileiras.

Esforços para aumentar a competitividade e impulsionar o crescimento, mas ainda é preciso vencer outros desafios. “Mudar a matriz logística é incentivar o desenvolvimento da hidrovias, das ferrovias; integrar esse parque de logística”, disse Agnes Barbeito, presidente da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados.

Integração

O seminário continua nesta quinta (05) e sexta-feira (06), no Marina Park, com encontros técnicos pela manhã e palestras abertas ao público à tarde. À tarde, um especialista do Porto de Valência, na Espanha, vai falar sobre qualidade na gestão portuária. Nesta manhã, o tema é a integração porto-estradas, porto-ferrovias. Para falar sobre a integração dos portos e rodoviais, o Bom Dia Ceará conversou com Humberto Gomes, diretor-superintendente da Ecovias, e com José Roberto Lourenço, da MRS, que falou sobre os entraves para a integração porto e ferrovia. Confira os detalhes no vídeo ao lado.

Cariri

Cidades como Sobral, que produzem cimento e calçados em grande escala, pagam caro na hora de exportar. Porto, só na região metropolitana. Saiba, no vídeo ao lado, como é a situação em Juazeiro do Norte, que fica mais distante ainda dos portos da Região Metropolitana.

Maranhão

Discutir logística com as maiores empresas nacionais e internacionais de exportação e importação e criar negócios com foco nos investimentos em instalação no Maranhão. Esses serão os objetivos da participação do Porto do Itaqui no 4º Seminário de Logística do Norte e Nordeste. Confira os detalhes no vídeo ao lado

Fonte: TV Verdes Mares

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