Em nota paga, publicada em julho no Jornal do Commercio, o governo do Estado respondia a matéria publicada na editoria de Economia – que apontava atraso nas obras de infraestrutura para atender ao estaleiro – e afirmava concluir a licitação até o final de setembro. Agora, a diretoria adiou mais uma vez a licitação e ainda vai anunciar uma nova data para o relançamento do edital.
A reportagem do JC tentou entrar em contato com o diretor de Engenharia e Meio Ambiente de Suape, Ricardo Padilha, e com o presidente da Comissão de Licitação de Suape, Paulo Castanha, para esclarecer o motivo do adiamento, mas os executivos não atenderam às ligações.
A obra do acesso rodoferroviário está orçada em R$ 81 milhões e vai permitir chegar ao EAS e a Ilha de Cocaia, onde se pretende instalar um terminal de minérios. A intervenção é complexa, integrada por uma rodovia e uma ferrovia, além da construção de pontes e viadutos ao longo do traçado.
A construção do acesso teve início no governo Jarbas Vasconcelos e foi interrompida em função da existência de solo mole, que não permitia o transporte de veículos pesados. Por isso, foi necessário construir um acesso provisório ao estaleiro e agora está sendo licitado um novo traçado, à espera da licitação.
Fonte: Jornal do Commercio