Teve início na manhã de ontem o acondicionamento em contêineres do lixo inglês armazenado na estação aduaneira de Caxias do Sul. Ontem, três contêineres receberam parte das 144 toneladas de resíduos importados irregularmente da Inglaterra e enviados para lá. Em cada unidade foram colocadas em torno de 15 toneladas. À tarde, as unidades já carregadas saíram de Caxias em direção ao Porto do Rio Grande.
Nesta quarta-feira, mais uma parte do material será colocada em contêineres. No total, deverão ser carregadas dez caixas de metal. Conforme o chefe do Escritório Regional do Ibama, com sede em Rio Grande, Sandro Klippel, até sexta-feira as 144 toneladas da carga irregular deverão estar no porto rio-grandino.
O embarque no navio que fará a devolução deste lixo para a Inglaterra deverá ocorrer em 10 ou 11 deste mês. Estes resíduos vieram para o Brasil junto com outras dezenas de contêineres com a indicação de que eram polímeros de etileno para reciclagem. No entanto, ao abrir as caixas de metal, a Receita Federal descobriu que no interior delas estava lixo doméstico e tóxico.
Os 40 contêineres retidos no Tecon e os 41 que chegaram ao Porto de Santos (SP) foram embarcados no navio MSC Oriane em 1º de agosto e já chegaram ao Reino Unido.
Fonte: Agora - Jornal do Sul