O navio oceanográfico ’’Antares’’, da Marinha do Brasil, que esteve aberto à visitação pública e estará atracado no porto de Belém até amanhã (5). Quem perdeu a oportunidade de conhecer as instalações da embarcação terá nova chance no próximo dia 16 - que receberá os visitantes entre 14 e 17 horas.
O ’’Antares’’ foi adquirido na Inglaterra e incorporado à Marinha do Brasil em 1988. Desde então vem dando prosseguimento aos levantamentos oceanográficos e, eventualmente, hidrográficos da área marítima de interesse do Brasil, a fim de apoiar as operações navais e contribuir para a segurança da navegação. A comissão está fazendo uma série de estudos na região Oceano Norte 4, que tem como porto mais próximo da pesquisa a cidade de Belém.
Estudantes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) também fazem parte da tripulação do ’’Antares’’ e acompanham os estudos feitos pela Marinha. Durante a pesquisa está sendo verificada a testilação das águas do norte. A apuração terá como finalidade coletar dados oceanográficos que deverão compor o banco de dados da Marinha. Além disso, a embarcação vai subsidiar o planejamento e operações navais das Forças Armadas. A embarcação deixará Belém no próximo dia 5, com retorno previsto para o dia 11 de agosto.
O ’’Antares’’ logo que chegou ao Brasil foi considerada uma embarcação de guerra, contudo hoje não detém nenhum armamento. Tem um deslocamento de 855 toneladas leve e 1.248 toneladas carregado. Possui 55 metros de comprimento e velocidade máxima de 13.5 nós. A tripulação é de 58 homens, sendo 12 oficiais, e com capacidade extra para 12 pesquisadores.
Durante a visita, os convidados passam a entender o funcionamento de algumas máquinas importantes, bem como os objetivos do trabalho realizado pelos tripulantes. Ao todo mais de 100 pessoas visitaram a embarcação durante toda a tarde de ontem. Inúmeras famílias aproveitaram o fim das férias para passear aprender um pouco mais sobre o trabalho das Forças Armadas.
Fonte: Portal Amazônia