Sexta, 24 Janeiro 2025

O prefeito de Itaqui (RS) criticou a ausência de fiscais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Porto de Itaqui. Gil Marques Filhos disse ao G1 que a falta de controle sanitário na entrada e saída de caminhões e passageiros por meio da balsa entre a cidade gaúcha e Alvear, no país vizinho, pode colocar em risco a saúde de moradores da região. 

A Prefeitura de Itaqui (RS) decretou situação de emergência devido à nova gripe, nesta segunda-feira (29), e suspendeu as aulas por dez dias. A medida tem o objetivo de proteger crianças e idosos da doença.

Gil Marques disse que o foco do trabalho da Secretaria Municipal de Saúde, agora, é prevenir novos casos da doença na cidade. Para isso, adotou a estratégia de direcionar a ação epidemiológica para as famílias de caminhoneiros, que circulam pela Argentina, Uruguai e Chile.

"Os jovens têm uma maneira mais arredia de agir, mas estão ficando mais conscientes da situação que envolve a nova gripe. O nosso trabalho agora é agir pedagogicamente com as mulheres e filhos de caminhoneiros que circulam nas áreas de risco, principalmente na Argentina", afirmou o prefeito, que também é médico.

Segundo Eliane Piffero Goulart, secretária municipal de Saúde de Itaqui, é neste sentido que se torna mais importante a presença de agentes da Anvisa no Porto de Itaqui. "Faremos uma reunião com a coordenadora do Centro de Vigilância Sanitária de Portos, Aduanas e Fronteiras amanhã (sexta-feira). Será importante para discutirmos o que pode ser feito para tornar a presença deles mais efetiva no combate à nova gripe."

No total de registros, o número de infectados no Brasil chega a 737. Um dos casos contabilizados nesta quarta-feira, no Maranhão, foi excluído nesta quinta-feira. De acordo com o ministério, o caso foi cadastrado como confirmado, mas era um caso descartado.

Segundo o Ministério da Saúde, quase todos os pacientes já receberam alta ou estão em processo de recuperação.

Fonte: G1

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!