Domingo, 26 Janeiro 2025

"Brasil é prioridade para a Colômbia no desenvolvimento do turismo", disse o diretor do Escritório Comercial do Governo da Colômbia (Proexport Colombia), Carlos Rodriguéz. Segundo ele, o Brasil é importante para o turismo por ser um grande mercado emissor. "Os brasileiros adoram praia e nosso objetivo é divulgar, além de Bogotá (porta de entrada do Colômbia) nossas praias San Andrés y Providencia e Cartagena de Indias. Locais muito procurados pelos turistas brasileiros.Mas não é só isso, temos turismo para todos os gostos: desertos, praias, floresta, calor e frio", disse.

Durante a visita do diretor na sede paulista do MERCADO&EVENTOS, na tarde de hoje (25/05), ele falou sobre as ações promocionais junto a parceiros brasileiros para a divulgação do destino. Entre elas, já foram realizadas capacitações em Manaus, Belém, São Paulo e Rio de Janeiro. "Para o segundo semestre faremos capacitação em Belo Horizonte, Curitiba, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Campinas, Piracicaba e Porto Alegre. Além disso, participaremos da Abav e do Festival de Gramado", informou.

De acordo com o diretor, o turismo na Colômbia só começou a se desenvolver em meados de 2005. "A Colômbia perdeu quase 20 anos de promoção turística por causa de problemas internos. O turismo na região era só negócios. Esse quadro foi revertido e a realidade do país hoje é outra. A percepção dos turistas também está mudando. Atualmente, a Colômbia oferece diversidade para o turismo com segurança e a custo baixo. Possuimos uma estrutura de planejamento e estamos criando produtos para vender no exterior", disse.

Para Rodriguéz, o desenvolvimento do turismo foi consequência da melhora na segurança do país, que atraiu investimentos na área de hotelaria, incentivo do governo e assim por diante. "Hoje temos uma lei de incentivo que oferece 30 anos de isenção de impostos para investimentos feitos para o turismo na região. Isso ajuda a mudar a imagem do país e ainda atrai grandes cadeias como o Sonesta, Marriot, Hyatt e Hilton, por exemplo", explicou.

Outro ponto que Rodriguéz levantou foi o trabalho feito com as empresas de cruzeiros. "O porto de Cartagena em 2007 recebeu 80 navios, em 2008 foram 160 e para 2009 nossa expectativa é chegar a 200 cruzeiros. Além disso, o porto passou a fazer embarques, que estimula os turistas a ficarem mais tempo na cidade e gastarem com hospedagem, compras e gastronomia", disse.

De acordo com o diretor, a malha aérea entre Brasil e Colômbia possui diversas opções, o que facilita a escolha do destino pelos turistas. "Temos voos diários das companhias Avianca, Copa Airlines (esta com conexões da Aero República para diversas localidades), Taca e Lan. Por meio de nossas ações conjuntas, da mídia coperada e da oferta áerea queremos que o turismo entre os países cresca cerca de 20% em relação ao ano anterior", finalizou Rodriguéz.

Fonte: Mercados e Eventos

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