Segunda, 27 Janeiro 2025

O Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini – CONCAIS – foi recomendado pelos auditores da Bureau Veritas a receber a certificação NBR ISO 9001:2000, norma internacional que define os requisitos para a implementação de um Sistema de Gestão de Qualidade. Isso confere ao CONCAIS o título de primeiro terminal marítimo de passageiros do Brasil a receber essa certificação.

“O CONCAIS sempre trabalhou pela excelência de seus procedimentos, por isso a importância da certificação pela ISO 9001:2000. Dessa forma, fica transparente ao mercado, a todas as armadoras e operadoras, prestadores de serviços e fornecedores do terminal, que estamos preparados para atendê-los, oficialmente”, explica o diretor de operações do CONCAIS, Flávio Brancato.

Foram dois anos de levantamento de dados e implantações de procedimentos até a certificação, que contou com o auxílio da empresa de consultoria Isotec. De acordo com a consultora responsável, Cilene Nunes Ferreira Marguerito, o CONCAIS já possuía todos os quesitos necessários para a certificação, como os setores de manutenção, prestação de serviços, limpeza e controle de qualidade. Os procedimentos, no entanto, não eram padronizados. “Hoje, após o estabelecimento da sistemática de trabalho, todo o planejamento operacional e a operação em si possuem diversas planilhas de controles organizadas e rastreáveis, o que facilita a gestão”, explica a consultora.

Receber o certificado da ISO 9001:2000 significa que a empresa passa a trabalhar sob processos integrados, com pessoas mais capacitadas e treinadas com foco nos objetivos da empresa e voltadas para a satisfação do cliente, com base em oito princípios de gestão da qualidade. 

“Desde o início das operações do terminal, em 1998, sempre realizamos reuniões com as armadoras para uma avaliação. Alguns pontos eram resolvidos durante a temporada e outros - que dependiam de investimentos - eram resolvidos no período da sazonalidade, quando não temos navios. Dessa forma, já atendíamos a dois princípios de gestão: o foco no cliente e melhora contínua”, diz Brancato.

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