Anunciadas para começar em 1º de dezembro, as obras de construção do Terminal de Múltiplo Uso (Tmut) do Porto do Pecém ainda levarão uns 60 dias para serem efetivamente iniciadas. O consórcio formado pelas cearense Marquise e paranaense Assaí Engenharia, responsável pelo empreendimento, aguarda as licenças ambientais prévias e de instalação do canteiro de obras e de exploração da pedreira Jucurutu, para iniciar o enrocamento do quebra-mar e a cravação das estacas do novo píer.
´Aguardamos apenas a concessão das licenças prévia e de instalação das obras no Porto (do Pecém) e a renovação da licença de exploração da pedreira, para que as obras sejam iniciadas´, explicou ontem, o gestor do Contrato de Construção do Tmut e coordenador de Transportes e Obras, da Secretaria Estadual de Infra-Estrutura (Seinfra), Gerardo Santos Filho. Segundo ele, as licenças já foram requisitadas à Semace e ao Ibama pelas empreiteiras.
O diretor comercial da construtora Marquise, Aristarco Sobreira, confirmou ontem, que as licenças já foram requeridas. ´Estamos nas tratativas para obter as licenças, mas a responsabilidade para agilizá-las é do governo do Estado´, afirmou Sobreira.
Ele esclareceu, no entanto, que neste meio tempo, desde o recebimento da ordem de serviço, no dia 22 de novembro, representantes do consórcio construtor, do governo Estadual e da CearáPortos (empresa que administra o terminal portuário) estiveram fazendo as vistorias ´in loco´ para fiscalização e instalação do canteiro de obras e discutindo o projeto de execução das obras para o inicio das atividades. Segundo ele, o entendimento é necessário para que as obras aconteçam sem que haja prejuízos para o fluxo de navios do porto, nem para o empreendimento.
Para a construção dos mil metros do quebra-mar, que passará a contar com 2.770 metros de comprimento, serão necessários 3,6 milhões de toneladas de pedra. Segundo Santos Filho, a rocha será escavada da pedreira Jucurutu, em Caucaia, a mesma de onde foi retirada o material para construção do Porto do Pecém.
Ele disse ainda que a empresa pernambucana GM- 5 foi a vencedora da licitação no valor de R$ 37 milhões, para produção das 996 camisas metálicas, que irão dar forma aos pilares de concreto armado do novo terminal. O Tmut total está orçado em R$ 350 milhões e deve ser concluído em 24 meses.
Fonte: Diário do Nordeste - 03 DEZ 08