Sexta, 31 Janeiro 2025
A administração do Porto do Recife pretende lançar, no início de dezembro, um edital para a construção do novo terminal marítimo de passageiros, que será construído nas imediações do armazém 7, na proximidade da fábrica da Pilar. O terminal marítimo vai demandar um investimento de cerca de R$ 3 milhões que será bancado pelo Ministério do Turismo.

“A nossa intenção é que as obras do terminal sejam iniciadas no dia 10 de janeiro e o serviço será feito em seis meses”, comentou o presidente do Porto do Recife, Alexandre Catão. A estatal contratou uma consultoria para fazer um projeto do novo terminal.

O empreendimento terá áreas destinadas ao embarque e desembarque de passageiros, uma área de lazer, lanchonete e pequenos escritórios para órgãos públicos que atuarão no local, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Receita Federal e Polícia Federal.

A expectativa da administração é que o terminal já seja usado na temporada dos cruzeiros do próximo ano, que começa em outubro (de 2009) e vai até abril de 2010. Geralmente, 75 navios de passageiros atracam no Porto do Recife na temporada dos cruzeiros.

Depois que o terminal estiver construído, será feita uma licitação para uma empresa da iniciativa privada explorar o terminal de passageiros.

A decisão de fazer um terminal marítimo de passageiros vem sendo anunciada pela administração do Porto desde o início deste ano. No entanto, ocorreram problemas com a fonte de liberação dos recursos da União. No início, esses recursos sairiam da verba que o País recebeu para combater a gripe aviária. No entanto, a Justiça impediu que isso fosse feito. Agora, os recursos sairão do Ministério do Turismo.

O Porto do Recife já tem um terminal marítimo de passageiros que foi inaugurado pelo então prefeito Roberto Magalhães no último ano da sua administração, em 2000. No entanto, o local não pode receber grandes navios porque não há profundidade de atracação.

O terminal antigo foi construído ao lado do Marco Zero e, segundo especialistas, o local não pode receber grandes navios de passageiros nem se for feita uma dragagem no local.

A intenção do Porto do Recife é deixar o antigo terminal dentro do projeto de revitalização do porto, que prevê a implantação de um grande complexo turístico e de lazer a partir do armazém 10.

DRAGAGEM

A estatal já recebeu a visita de seis empresas interessadas em participar da licitação que vai contratar uma firma para fazer a dragagem do Porto do Recife, com um orçamento estimado em R$ 29,1 milhões. “Entre as interessadas, duas são brasileiras e quatro estrangeiras”, afirmou Catão. Das firmas estrangeiras, duas são belgas e duas holandesas. Os recursos sairão do governo federal via Secretaria Especial dos Portos (SEP).

A abertura das propostas das empresas ocorrerá no dia 17 de novembro. “Se o serviço começar em janeiro, ele estará concluído em abril”, comentou Catão.

A realização da dragagem do Porto do Recife é importante porque nos últimos 10 anos ocorreu um assoreamento da área de atracação. Muitos navios não podem entrar com 100% da carga que podem carregar porque não há profundidade para atracar.

Na última safra de cana-de-açúcar, teve navio que esperou até 14 dias para atracar porque só três berços podiam receber os navios açucareiros. “Nesta safra, teremos um cais a mais porque o navio Perlav foi embora”, explicou Catão. O Perlav passou mais de ano atracado no cais 5.

Fonte: Jornal do Commercio - 28 OUT 08

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