O conglomerado americano Sara Lee anunciou ontem que assinou um acordo para adquirir a brasileira Café Moka, localizada na área metropolitana de São Paulo. Os termos do acordo não foram revelados. A transação deve ser concluída em outubro de 2008 e precisará ser aprovada por autoridades brasileiras.
A Café Moka, fundada em 1912, é uma empresa familiar e atende a mais de 4 mil clientes no varejo através de um sistema direto de distribuição, e é dona das marcas Jaraguá e Moka. As vendas líquidas totais da empresa em 2007 alcançaram aproximadamente US$ 65 milhões.
"Com a aquisição da Café Moka, iremos complementar e fortalecer nossa posição no mercado brasileiro de café, principalmente na importante área de São Paulo, onde fica a empresa", afirmou Frank van Oers, diretor executivo do negócio internacional de bebidas da Sara Lee.
"A empresa tem um sistema muito bem estabelecido de distribuição e vendas diretas para o crescente segmento de comércio de pequeno e médio porte, e tem grandes oportunidades de expansão. A transação também inclui uma fábrica processadora de café verde, que nos dará acesso às lavouras de café de Minas Gerais, principal estado produtor do Brasil, e ajudará a impulsionar ainda mais nosso programa sustentável de café", afirmou ele.
No Brasil
O Brasil é o maior produtor mundial de café e o segundo maior consumidor do produto. A Sara Lee é líder de mercado no Brasil, e atualmente comercializa cinco marcas: Pilão, Caboclo, Café do Ponto, União e Seleto.
A empresa tem em seu portfólio marcas de alimentos, bebidas, produtos para a casa e para cuidados pessoais, incluindo Ambi Pur, Ball Park, Douwe Egberts, Hillshire Farm, Jimmy Dean, Kiwi, Sanex, Sara Lee e Senseo. Coletivamente, essas marcas geram mais de US$ 13 bilhões em vendas líquidas anualmente, cobrindo aproximadamente duzentos países. A empresa norte-americana tem cerca de 44 mil funcionários em todo o mundo.
Fonte: DCI - 18 SET 08