Sexta, 31 Janeiro 2025

A Transpetro, braço logístico da Petrobras, lançou ontem o edital da segunda fase do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), com o envio dos convites aos participantes das licitações. A empresa está ainda com a primeira fase do projeto longe do fim.

Dois anos depois do fim da primeira licitação, nenhum dos 26 navios encomendados começaram a ser construídos, e alguns dos projetos enfrentam problemas para saírem do papel. É o caso do consórcio Rio Naval, que encontra problemas para garantir o local onde serão feitos os navios.

A Transpetro aumentou o índice de nacionalização dos 22 navios petroleiros a serem afretados que terá de ser de, no mínimo, 70% ante a obrigatoriedade de 65% na primeira fase do programa. As duas fases deverão ser terminadas até 2013. O pré-requisito é que os navios sejam todos construídos no Brasil.

Dentro de 45 a 60 dias, a Petrobras deverá lançar também o edital de 19 navios petroleiros, além de dois navios do tipo VLCCs. Todos esses 21 navios também vão ser construídos no Brasil. Serão todos afretados pela Petrobras, e não comprados. A licitação terá um formato diferente do Promef, pois será lançada para armadores, que contratarão os estaleiros.

A expectativa do presidente da Transpetro, Sergio Machado, é de que os preços dos navios do Promef 2 sejam mais baratos do que os do Promef 1, "considerando-se os preços dos insumos no valor de hoje". Os investimentos da primeira fase do programa ficaram em US$ 2,48 bilhões, ao todo. No anúncio original do Promef 2 estavam previstos 23 navios. No entanto, a compra de um navio gaseiro foi acertada diretamente com o estaleiro Itajaí, em Santa Catarina, por US$ 44 milhões.

O Promef 2 foi lançado mesmo sem o término das contratações da primeira fase do programa. Dos navios previstos no Promef 1, falta ainda assinar o contrato com o estaleiro Itajaí, porque este passou por mudanças no controle acionário.

O presidente do Sinaval. Ariovaldo Rocha, disse que a capacidade instalada dos estaleiros já tem 25% de ociosidade, mesmo levando-se em conta todos os 146 navios que serão licitados pela Petrobras, além dos 26 navios do Promef 1 e 23 do Promef 2, mais as 32 sondas de perfuração.

Fonte: DCI - 08 JUL 08

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!