Começou, no início desta semana, a primeira turma do Curso de Agentes Ambientais, oferecido pelo Complexo Industrial Portuário de Suape, iniciativa da Coordenadoria de Meio Ambiente que tem como meta capacitar pessoal para atuar no Complexo e em suas áreas de influência. Durante o treinamento, pretende-se conscientizar os alunos da importância de desempenhar suas atribuições com a máxima eficiência e motivação.
Com isso, pretende-se elevar o nível de segurança do patrimônio natural, artístico e cultural na área de Suape, bem como melhorar a qualidade de vida e de trabalho dos que vivem em seu entorno. O curso terá também a função de formar agentes multiplicadores de atitudes de proteção e conservação da biodiversidade e dos marcos históricos. Jovens e adultos das comunidades das áreas de influência do Porto de Suape, que fizerem o curso, deverão atuar nas ações e serviços de proteção ao Meio Ambiente desenvolvidas pela administração do Complexo de Suape.
O curso está sendo ministrado pelos coordenadores Executivos de Gestão Ambiental, Paulo Gomes e Roberto Zaponi, e terá carga horária de 40 horas/aula. Sendo três turnos explorados na Mata do Zumbi e no Parque Metropolitano Armando Holanda Cavalcanti, áreas de preservação ambiental do Complexo. Dos 13.500 hectares que compõem a área do Porto, 45% são alvo de preservação por parte da administração de Suape. Segundo a coordenadora de Meio Ambiente, Daniella Cysneiros, o objetivo maior do curso é capacitar pessoas do entorno do Complexo e construir a partir disso uma relação mais próxima e transparente com as comunidades, promovendo o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental.