Vem da Grécia uma boa movimentação de portuários. Os estivadores daquele país fizeram, no dia 11 último, uma greve. Eles não aceitam proposta do governo de privatizar o terminal de contêineres do Porto do Pireu. Houve confronto entre trabalhadores e a polícia de choque. Quatro estivadores ficaram feridos. Não houve prisão.
Segundo o Diário Digital de Portugal, com informações da Associated Press, “a polícia disparou gás lacrimogêneo para dispersar meio milhar de estivadores à entrada do porto - o maior da Grécia - quando uma delegação de grevistas tentou furar um cordão para negociar com as autoridades portuárias. Os manifestantes responderam atirando pedras e incendiando caixotes do lixo”.
Apesar do confronto, os estivadores não esmoreceram. Eles prometem paralisar as atividades novamente nesta semana.
Mas já existem interessados na proposta de privatização do governo. São eles: Dubai Ports World, Cosco Pacific Ltd., AP Moeller Maersk AS, Hutchison Whampoa Ltd. e Zim Lines.
O Porto do Pireu está entre os dez maiores portos da Europa e é o maior porto de tráfego comercial no Leste do Mediterrâneo.
Vale lembrar que em 2006 o governo veio com proposta semelhante mas desistiu depois de semanas de protestos dos estivadores.
Fonte: PortoGente - 15 JAN 08