A Petrobras e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinaram, na última semana de 2007, contratos para a liberação de R$4,5 bilhões para a conclusão do Gasoduto Sudeste-Nordeste (Gasene), que possibilitará o transporte de até 20 milhões de metros cúbicos de gás natural a partir de dezembro de 2009. A empresa comprometeu-se a iniciar, ainda no primeiro trimestre de 2008, as obras do terceiro trecho, com 946kg de extensão, que ligará Cacimbas, no Espírito Santo, a Catu, na Bahia. As obras serão realizadas pela empresa estatal chinesa Sinopec Group, sexta maior companhia petrolífera do mundo.
Sua implantação deverá contribuir para a integração energética do país, ao permitir o envio de gás natural produzido nas bacias do Sudeste para a Bahia e outros estados do Nordeste, além de dar mais flexibilidade para o atendimento do mercado doméstico.
A Bahia é o estado que utiliza mais extensamente o gás natural: como combustível industrial, automotivo, comercial e residencial, em processos de co-geração, como insumo petroquímico, como redutor siderúrgico e para geração termelétrica. O gás natural representa cerca de 13,4% da matriz energética do estado.
Fonte: Correio da Bahia - 04 JAN 08