O Governo do Ceará e a empresa coreana Dongkuk dão hoje o pontapé inicial ao projeto da Companhia Siderúrgica de Pecém, em substituição à Ceara Steel. Segundo o presidente da Adece, Antônio Balhmann, ele, com mais dois técnicos da Agência e o representante da DongKuk, Maurício Chu, também acompanhado de técnico da empresa, sentam-se para discutir a agenda que pretende viabilizar a construção do empreendimento até 2010. ´Dada a grandiosidade do projeto, precisamos sincronizar os instrumentos e todos os atores do processo´, avaliou.
Em paralelo, Balhmann conta que o Estado já está se adiantando e deu início ao processo de licitação para contratação das empresas que irão tocar as obras de infra-estrutura que irão suportar o funcionamento da siderúrgica no Complexo Industrial e Portuário do Pecém.
´Já estamos coletando as propostas para construção do terminal multimodal no local´, diz. De acordo com ele, o que estava parado está sendo aos poucos retomado.
Novo terreno
Conforme o presidente da Adece, o terreno onde a siderúrgica vai ser construída, com área prevista de 1.000 hectares, será independente do anteriormente reservado para edificação da Ceara Steel. ´O terreno anterior está em nome de um ente jurídico diferente. Até que sejam resolvidas todas as pendências da Companhia Vale do Rio Doce e da DongKuk com a italiana Danieli, ele não poderá ser utilizado para nenhum outro fim.
Após essa negociação, aí sim essa área poderá ser incorporada ao terreno que vamos desapropriar´, explica.
Fonte: Diário do Nordeste - 29 NOV 07
Deixe sua opinião! Comente!