E a cada dia que passa, a expectativa aumenta entre os operários de Santos, como pode ser visto na Rádio PortoGente dessa semana. Vale lembrar que as consultas e inscrições estão abertas para trabalhadores de companhias docas, empresas e terminais de todo o Brasil até o próximo dia 4 de dezembro, pelo e-mail [email protected].
Para o estivador Sandro da Conceição, o esporte só traz benefícios para todo mundo que o pratica, ainda mais para o trabalhador portuário, que a cada dia enfrenta um perigo diferente no cais e não tem muitas oportunidades para relaxar. “Por isso aguardo o começo dos Jogos Portuários com expectativa”.
Ouça o estivador
“Eu acho que a única categoria que se preocupa um pouco com o esporte é a estiva, que organiza uma vez por ano o seu campeonato de futebol. Falta uma integração com o pessoal da capatazia, com os conferentes”. Essa é a reclamação do portuário Gilberto de Barros, que torce pelo sucesso dos Jogos Portuários 2008.
Confira a opinião
Já o estivador Luiz Henrique Tavares de Toledo, há 16 anos no cais, garante que irá participar dos Jogos Portuários. Em sua opinião, é fundamental que seja oferecida ao trabalhador portuário oportunidades de lazer. “Com todas essas mortes no porto e o estresse de 2007, tem gente acima do peso, que não se diverte, só trabalha”.
Clique aqui para ouvir
“Sem dúvida, esporte é saúde. Por isso, os Jogos Portuários serão sinônimo de saúde. Eu procuro sempre ir à musculação, pegar onda, tentar esquecer o porto por alguns momentos. Tomara que eu possa correr nesses Jogos”, destaca Ronaldo Gaspar, que, assim com o colega acima, começou no Porto de Santos há 16 anos.
Escute o trabalhador
Fonte: PortoGente - 27 NOV 07