Segunda, 03 Fevereiro 2025

O engenheiro agrônomo e pesquisador de assuntos ferroviários, Marcello Tálamo, possui um acervo infindável que contempla diferentes épocas da história. Após mostrar, em reportagem, aos leitores de PortoGente o trabalho que desenvolve com o site Ferrovias & História, ele volta a cena para explicar e apresentar - com fotografias de grande valor - parte da história do transporte de cargas por ferrovias.

O modal apresentou várias mudanças de características ao decorrer do tempo. Segundo Tálamo, esse comportamento foi ditado, em grande parte, pela "evolução da sociedade, seus usos, costumes e necessidades".
 

Vagão da Fepasa exclusivo para o transporte de couro em
Dois Córregos, 1987.


Inicialmente, explica o pesquisador, as ferrovias transportavam de tudo. "Nos primórdios do vapor e de uma sociedade praticamente rural, onde São Paulo, por exemplo, não possuía nem 60 mil habitantes, os trilhos eram as únicas estradas seguras, levando os ’’trens’’ das pessoas para cima e para baixo".


Tudo passava pelo trilhos, como mudanças, produtos agrícolas, tijolos, madeira, frutas (carga registrada na imagem acima), enfim, tudo o que fosse necessário para a vida cotidiana


Vagão da extinta Companhia Mogiana transporta bagagens e animais


Também havia os vagões que transportavam doentes e mortos
em locais onde não existiam estradas ou cidades grandes, como
por exemplo, esse acima, da Madeira Mamoré


Nos primórdios, esses vagões carregavam de tudo, inclusive 
caminhões e ônibus, entre os principais centros, como Rio-São
Paulo, em função da precariedade das estradas


Imagem mostra movimentação, no modal ferroviário, de
automóveis zero quilômetro


Os vagões também transportavam líquidos em geral, como
álcool, gasolina, óleo, leite e derivados, como esses vagões
"cebola", já na época da Fepasa (após 1972)

Talámo destaca que era infinita a diversidade de cargas que os trens transportavam. Eram fabricados "vagões fruteiros, vagões de couro, vagões de aves, enfim, a quantidade e o número de ítens que circulavam pelas ferrovias antes das estradas cooptarem esse serviço era imensa".


Vagão frigorífico da Fepasa em Campinas, 1982

O transporte nas ferrovias foi o fator que proporcionou o surgimento de vilas, cidades e grandes metrópoles às margens das ferrovias, pois fora dos trilhos, não haviam estradas que permitissem passar nada diferente de tropas de mulas.

Até vagões os vagões transportavam
 
Embora os vagões e as linhas férreas retratadas tenham passado por drásticas mudanças, o modal ferroviário continua sendo imprescindível para o aparato logístico do Brasil. Embora a maioria das ações estejam concentradas nas rodovias, esse tipo de transporte resulta em maior segurança, economia e eficiência especialmente nas viagens de média e longa distâncias.
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