A Unilever Brasil, detentora da marca Kibon, retirou do mercado um lote do sorvete Cornetto Chococo por um erro na embalagem. O rótulo informava, erroneamente, que o produto não continha glúten, embora a proteína esteja presente na casquinha do sorvete. A informação é importante para pessoas hipersensíveis ao glúten, que podem apresentar diferentes disfunções intestinais.
Para quem não tem esta hipersensibilidade, não há restrição ao consumo. A empresa afirmou tambem que não recebeu nenhuma queixa a respeito do erro até o momento. O produto, recém-lançado, ficou por duas semanas no mercado antes que o problema na embalagem fosse detectado. A Kibon informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o Cornetto Chococo havia sido distribuído em todo o país - mas não soube especificar o número de unidades que estavam à venda.
De acordo com o Procon-SP, por se tratar de um erro que pode representar risco à saúde do consumidor, a empresa deve, além de recolher o produto do mercado, divulgar amplamente o corrido através da imprensa escrita, rádio e TV, conforme determina a legislação.
Segundo a assessoria de imprensa da Kibon, a empresa oferece todo apoio – inclusive médico, se necessário – às pessoas que tenham qualquer problema relacionado ao erro de impressão. Para este fim, foi disponibilizado o número de assistência ao consumidor 0800 707 99 33. O Procon afirma, porém, que as pessoas que se sentirem prejudicadas pela Kibon poderão procurar seus direitos na Justiça.
Fonte: G1 - 24 OUT 07