Segunda, 03 Fevereiro 2025
O ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito, cancelou no final da tarde de ontem a viagem que faria a Natal para nomear a nova diretoria da Companhia Docas do RN (Codern), uma mudança com conotação exclusivamente política que deve resultar na substituição do presidente, Renato Fernandes, e possivelmente do diretor técnico comercial Hanna Safieh. Especulações que circularam em alguns veículos apontam que eles dariam lugar, respectivamente, ao engenheiro Emerson Daniel Fernandes Junior, hoje gerente operacional da Companhia, e ao também engenheiro Josenilson Dantas de Araújo, antes cotado para assumir a presidência. Ambos teriam sido indicados pelo PSB.

Até o fechamento desta edição, a Secretaria não havia explicado os motivos do cancelamento da pauta, ocorrido pela segunda vez. Informações extra-oficiais dão conta de que, antes, no último dia 21, teriam havido pressões do PT. É que Hanna Safieh é amigo de longa data do presidente Lula e integrantes do partido estariam tentando segurá-lo no cargo. A assessoria de imprensa da Secretaria chegou a desembarcar em Natal, onde ficou sabendo da decisão do ministro e informou que ele estava cumprindo compromissos políticos. Também não não confirmou os nomes que deverão assumir as diretorias.

O atual diretor-presidente da Codern, Renato Fernandes, foi outro a evitar confirmações, mas disse, porém, que Emerson Fernandes Junior já estava sendo cotado e que Hanna Safieh também recebeu instruções para deixar o cargo. Fernandes teve certeza de que sairia esta semana. A expectativa era que ele e o diretor técnico comercial fossem destituídos hoje dos postos que ocupam, durante reunião do Conselho de Administração da Companhia, que também daria posse aos substitutos. A solenidade oficial ocorrerria à tarde, na sede da governadoria, onde Pedro Brito também concederia entrevista coletiva.

Desde a criação da Secretaria Especial dos Portos para acomodar o PSB, vinculada ao Ministério dos Transportes, comandado por Alfredo Nascimento (PR), se fala na substituição do atual presidente, indicado para o cargo pelo deputado federal João Maia (PR). Emerson Daniel Fernandes Junior, seria indicação da deputada federal Sandra Rosado e Josenilson Dantas do também deputado federal Rogério Marinho.

O balanço que Renato Fernandes, presidente licenciado do Sindicato da Indústria de Moagem e Refino de Sal do Rio Grande do Norte e vereador, também licenciado, pelo PR, faz de seus cerca de um ano e cinco meses à frente da Codern é ‘‘por demais positivo’’. Entre outros avanços, ele conseguiu tirar o porto de Natal da sazonalidade ao atrair a armadora francesa CMA CGM, terceira maior em operação no mundo, para o terminal, onde mantém uma linha regular, levando semanalmente produtos potiguares para o Leste Europeu, o Extremo Oriente e a Ásia. ‘‘Antes o porto funcionava apenas na safra das frutas’’.

Durante a sua gestão também foi iniciada e concluída 70% da obra de repotencialização do terminal salineiro de Areia Branca, única do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, segundo ele, rigorosamente dentro do cronograma financeiro. Também houve avanço nas negociações sobre a relocação da comunidade do Maruim, com a formatação, inclusive, de um convênio entre a Secretaria Especial de Portos, a Superintendência do Patrimônio da União e o Ministério das Cidades, com o objetivo de liberar recursos para a indenização dos moradores e a conclusão do pátio de retroária.

Fernandes inclui no balanço a praticamente confirmada para janeiro implantação de mais uma linha de longo curso no porto de Natal, ligando desta vez o terminal à Costa Leste dos Estados Unidos, além da implantação da cabotagem - transporte de mercadorias entre portos nacionais, que pode ser retomada este ano se for completada a quantidade necessária de cargas de saída. ‘‘Deixo uma empresa mais ágil e melhorando nos recursos, depois de sair da sazonalidade. Mas claro que ainda há muito para ser feito, como por exemplo, o enxugamento de despesas’’, frisou, acrescentando: ‘‘A sensação não é de missão cumprida. Seria se eu tivesse a oportunidade de inaugurar a repotencializãço do terminal de Areia Branca, porque é uma obra ligada à indústria salineira, da qual faço parte’’.

Fonte: Diário de Natal - 05 OUT 07
Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!