O ex-delegado da Polícia Federal Carlos Leonel da Silva Cruz, acusado de ser o mandante do assassinato, em maio de 1998, do delegado-correcional da PF, Alcioni Serafim de Santana, foi condenado, por 5 votos a 2, a 27 anos de prisão, na noite desta quarta-feira (26). Além desse crime, o ex-delegado já foi condenado outras duas vezes: por outra concussão e cárcere privado.
A sentença foi anunciada pela juíza federal substituta Paula Mantovani Avelino, no Fórum Criminal Federal de São Paulo, no centro da Capital. Este foi o terceiro julgamento, por este motivo, do ex-delegado e o mais longo já realizado pela Justiça Federal em São Paulo: 10 dias, ao todo.
Foragido desde setembro de 2005, quando foi expedido seu mandado de prisão, Carlos Leonel da Silva Cruz foi preso em Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro, no último dia 31 de julho. Ele é acusado de mandar matar Alcioni Serafim de Santana, corregedor da Polícia Federal em São Paulo, que investigava um caso de concussão (extorsão praticada por servidor público) da qual Cruz participou e acabou condenado posteriormente.
O assassinato ocorreu em 27 de maio de 1998 quando a vítima saía de sua residência na Vila Mazzei, na Zona Norte de São Paulo, acompanhado da esposa. Segundo a denúncia do MPF, Carlos Alberto da Silva Gomes e Gildásio Teixeira Roma efetuaram dois disparos, cada um, contra o delegado, mediante pagamento por parte do contratante Gildenor Alves de Oliveira. Carlos Leonel da Silva Cruz e Sérgio Bueno teriam sido os mandantes do assassinato.
No primeiro julgamento, no dia 11 de março de 2002, ele foi considerado culpado das acusações e condenado a 28 anos de detenção. Já no segundo julgamento, em 12 de maio de 2003, por 4 votos a 3, ele acabou absolvido. Segundo a lei brasileira, a condenação igual ou superior a 20 anos autoriza o protesto por novo júri, pela defesa.
No entanto, em 25 de maio de 2004, a 2ª Turma do TRF3 anulou o segundo julgamento, sob o argumento de que a decisão dos jurados contrariou "manifestadamente" a prova dos autos.
Fonte: G1 -27 SET 07