A Petrobras confirmou, nesta quinta-feira (20), a descoberta de petróleo leve na Bacia de Santos. Segundo comunicado da estatal, os testes comprovam a descoberta de petróleo leve pelo poço pioneiro, comunicada ao mercado em julho do ano passado, na área de Tupi, na porção fluminense da bacia, que se estende do sul do estado do Rio de Janeiro ao norte de Santa Catarina.
A área de Tupi está localizada no Bloco BM-S-11 que é operado pela Petrobras (65%) em consórcio, tendo a BG Group (25%) e a Petrogal - Galp Energia (10%) como sócias. O segundo poço está localizado a 9,5 km do primeiro, em lâmina d’’água de 2.166 metros, distante 286 quilômetros da costa sul da cidade do Rio de Janeiro.
O teste realizado no poço indica a produção de cerca de 2.000 barris de petróleo e 65.000 metros cúbicos de gás natural por dia, com vazão limitada pelas instalações operacionais e de segurança durante o teste.
A descoberta do reservatório de Tupi foi anunciada em 2006 como um “fato histórico”, que poderia indicar novas fronteiras exploratórias no Brasil, abaixo de uma camada de sal de 2 mil metros de espessura no subsolo. No início do ano, a estatal iniciou a perfuração do segundo poço, a 8 quilômetros do primeiro, para medir a extensão do reservatório.
No início do mês, a Petrobras anunciou uma nova descoberta de petróleo leve na Bacia de Santos. Segundo comunicado, o consórcio formado pela estatal, pela British Gas e pela Repsol YPFB encontrou o produto em águas de 2.140 metros de profundidade, a 273 km de distância da costa.
O teste realizado no poço indica produção de 2.900 barris de petróleo e 57 mil metros cúbicos de gás por dia.
Fonte: G1 -20 AGO 07 (atualizado às 19h42)