Segunda, 03 Fevereiro 2025
Numa luta emocionante, o brasileiro Luciano Corrêa conquistou a segunda medalha de ouro na história do Mundial de judô para o País ao superar na final da categoria -100 kg o britânico Peter Cousins. Nos segundos finais do confronto, o atleta de Brasília ganhou por ippon (pontuação máxima) quando a luta estava empatada por koka.

"É maravilhoso conquistar essa medalha de ouro no Rio e diante dessa torcida fantástica, nem dá para acreditar. Recebi muito apoio da minha família e de todo o pessoal que treina comigo", disse o atleta de 24 anos, que foi bronze no Pan do Rio e havia prometido não errar mais em momentos decisivos. "Batalhei muito por isso. Muitas coisas aconteceram na minha vida, mas me fortaleceram. No Pan as coisas não deram certo, mas hoje foi diferente. Não tenho palavras para descrever, estou muito feliz. Agora é só comemorar", acrescentou.

Luciano Corrêa se tornou o segundo brasileiro campeão mundial de judô. O primeiro havia sido o gaúcho João Derly (vai disputar ainda na categoria - 66 kg), no Mundial do Cairo (Egito), em 2005. Com o bronze de João Gabriel Schlittler na categoria + 100 kg, também conquistado na noite desta quinta-feira, o País obtém sua melhor marca na história da competição - a equipe nacional ainda entrará no tatame em 12 categorias.

Luciano, bronze também no Mundial do Cairo, conseguiu um feito que Aurélio Miguel (duas vezes prata - Canadá/1993 e França/1997 e um bronze, Alemanha, 1987), Chiaki Ishii (bronze, em 1971, Alemanha) e Mario Sabino (2003, Japão) não conseguiram. O judoca de Brasília atinge o máximo em sua carreira, após passar por um sério problema particular. Em 2005, sua namorada Sara Azaline, também judoca, foi encontrada morta. "Fico bastante feliz em conseguir manter a tradição da categoria meio-pesado, espero que venham mais vitórias pela frente", comentou.

Por ser cabeça-de-chave, Luciano Corrêa estreou na segunda rodada com uma vitória sensacional sobre o Igor Makarov, campeão olímpico de 2004, por ippon a 13 segundos do final. Diante do chinês Ning Shao a vitória veio por wazari. Novo ippon sobre o georgiano Levani Zhorzholiani na luta posterior. Na semifinal, novo ippon, no golden score (espécie de prorrogação para desempate), sobre o húngaro Daniel Hadfi, campeão europeu.

Na final, a glória sobre o francês Peter Cousins. Luciano foi punido e ficou atrás no placar. O britânico também acabou sendo advertido a 36 segundos do fim. Com a luta empatada em um koka para cada lado, o brasileiro partiu para cima do adversário e ganhou o ouro ao conseguir um golpe perfeito.

"Fazia tempo que estava batendo na trave, estava perseguindo essa maravilhosa medalha de ouro. É preciso estar num dia perfeito para não errar, mas não espera ir tão bem e conseguir tantos ippons", analisou. "É fantástico, espero seguir essa performance nos Jogos Olímpicos [de Pequim, em 2008]."

Fonte: O Estado de S. Paulo - 14 SET 07

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!