O sistema de controle dos desvios na linha férrea teria falhado na manhã de anteontem, dois dias depois de um choque entre trens matar oito pessoas e ferir 101 no município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Segundo denúncia do Sindicato dos Ferroviários, o trem Central do Brasil-Belford Roxo foi desviado por engano para o ramal que segue para Duque de Caxias, às 9h17. A Supervia, responsável pela administração e circulação dos trens do ramal da Central do Brasil, negou qualquer irregularidade.
De acordo com o presidente do sindicato, Valmir Lemos, o trem passava pela estação de Triagem, entroncamento que separa os ramais de Belford Roxo e Duque de Caxias, quando o maquinista percebeu que “caiu para Caxias”. “Ele teve de dar marcha à ré para voltar para a linha em que estava. Por sorte, não havia nenhum trem no ramal de Caxias, pois a tragédia poderia se repetir.” O sindicalista disse que a falta de manutenção na malha ferroviária tem provocado falhas como essa, só divulgadas quando há vítimas.
“O desvio é acionado do Centro de Controle Operacional. Mas, por causa do desgaste, nem sempre os técnicos que operam no controle conseguem identificar se o comando que foi dado teve a resposta esperada”, afirmou. Hoje, os ferroviários se reúnem às 14 horas na Estação Barão de Mauá para discutir o acompanhamento das investigações do acidente ocorrido na quinta-feira. A polícia vai inspecionar o trabalho dos controladores de tráfego da Supervia para averiguar se houve falha operacional.
A Assessoria de Imprensa da Supervia informou que a empresa divulgará no dia 10 o resultado das investigações feitas pela comissão interna criada pela empresa. A partir de hoje, a concessionária começa a discutir indenizações com parentes das vítimas, por meio do telefone 0800-726-9494.
De acordo com boletim divulgado ontem, 12 feridos continuam internados. Informações fornecidas por alguns hospitais dão conta de que o estado de saúde de pelo menos três vítimas é considerado grave.
Fonte: O Estado de S.Paulo - 03 SET 07